Dia de tensão e briga na Câmara entre vereadores de Porto Velho

Dia de tensão e briga na Câmara entre vereadores de Porto Velho

Dia de tensão e briga na Câmara entre vereadores de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As últimas 48 horas na Câmara de Vereadores de Porto Velho foi de extrema tensão em decorrência da sessão plenária de terça-feira 19 que desobstruiu a pauta através da votação de várias matérias polêmicas. Discussões, acusações e bate-boca em pleno corredor da Casa entre vereadores opositores e da situação finalizaram o clima de animosidade que começou na noite anterior.
O primeiro sinal que a noite seria longa aconteceu por volta das 19 horas quando houve um bate-boca entre dois vereadores (um deles o Edmilson da Dimples – PSDB) que tinham opiniões divergentes sobre as matérias que seriam votadas. Na extensa pauta, pelo menos duas matérias aprovadas no final da noite de terça-feira geraram insatisfações que foram “rediscutidas” quase aos tapas na manhã de quarta.
A primeira briga estava formada logo cedo: os vereadores José Wildes (PT) e Dindin (PSL) não gostaram da postagem feita na rede social (Facebook) dando conta que eles votaram a favor do veto à Lei da Transparência. A lei permitiria que a Câmara tivesse acesso mais rápido a todos os gastos e licitações da Prefeitura, evitando atos ilícitos ocorridos na gestão passada. A lei foi aprovada em 2012 e vetada integralmente.
A maioria decidiu pela manutenção do veto e agora a Prefeitura está com caminho aberto para não dar tantas satisfações assim á Câmara Municipal. A postagem foi feita pelo vereador Everaldo Fogaça (PTB) que logo pela manhã passou a ser criticado por ter dado publicidade ao assunto na rede social. Até então a insatisfação estava camuflada dentro dos gabinetes, mas logo ganhou os corredores da Câmara.
Na noite anterior, a Casa havia aprovado uma Resolução que garantia aumento da gratificação a quatro servidores do Setor Financeiro. A medida também deixou irritados outros servidores que se sentiram desprestigiados. A briga foi parar na Presidência que resolveu revogar a Resolução. A situação dos servidores foi contornada, mas acabou sendo usada de precedente para iniciar uma discussão entre vereadores.
VEREADOR CERCADO
Na saída da Presidência, o vereador Everaldo Fogaça foi cercado pelos vereadores Din Din (PSL), José Wildes (PT), Edemilson da Dimples (PSDB) e Jurandir Bengala (PT) para que Fogaça justificasse a publicação da ficha de votação da lei da transparência. O bate-boca começou e por pouco não acabou em vais de fato. Bengala, o mais exaltado, teve que ser contido pelo vereador Márcio do Sitetuperon (PSB) – outro que votou a favor.
EPIFÂNIA BARBOSA E ANA DA 8
O desentendimento também foi ocasionado por algumas declarações feitas em plenária por vereadores que se sentiram traídos por companheiros do parlamento na solenidade que homenageou as deputadas Ana da 8 (PT do B) e Epifânia Barbosa (PT).
Segundo as declarações de alguns vereadores, eles assinaram o requerimento dos colegas para a realização da solenidade de homenagem ao Dia das Mulheres sem saber que as duas figuravam na lista das homenageadas. È que o requerimento foi assinado sem a apresentação da lista.
Estavam ainda próximos à discussão os vereadores Cabo Anjos (PDT) e Fatinha (PT) que nada disseram ou fizeram, apenas votaram contra a maioria para manter o veto á Lei da transparência.
MOTOTAXIS
Tão logo a briga terminou, vários vereadores deram “folga” aos seus comissionados e a Câmara ficou deserta. Poucos foram os vereadores apareceram para a reunião com os mototaxistas que querem a reformulação da Lei 1856/2009 (que autoriza o serviço de mototáxi no município).
Vereadores contra a lei da Transparência:
Os vereadores do PT – Fatinha, José Wildes, Sid Orleans e Bengala;
PDT Cabo Anjos; DO PSB Valter Canuto e, Marcio do Sitetuperon; PRB - Pastor Delso; PMDB - Ana Negreiros; PSL - Dim Dim e PSDB - Edmilson da Dimples.
Favoráveis ao projeto que instituía transparência: Everaldo Fogaça - PTB, Léo Moraes - PTB, Marcelo Reis - PV, Eduardo Rodrigues - PV, Chico Lata - PP, Aélcio da TV - PP, Ellis Regina - PCdoB, Jair Montes – PTC e Cláudio da Padaria - PCdoB.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS