A realização de concurso público e a implantação de instrumentos de segurança para os profissionais lotados nas unidades de saúde foram alguns dos temas abordados na reunião entre Willian Paschoalim, presidente do Sindicato Médico de Rondônia e Macário Ba
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A realização de concurso público e a implantação de instrumentos de segurança para os profissionais lotados nas unidades de saúde foram alguns dos temas abordados na reunião entre Willian Paschoalim, presidente do Sindicato Médico de Rondônia e Macário Barros Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho.
No encontro o Simero apresentou uma pauta de reivindicações com demandas a serem sanadas no setor de saúde do município ao titular da pasta. O secretário Dr. Macário foi bastante receptivo às questões apresentados pelo sindicato representante da categoria médica do estado.
Willian Paschoalim ressaltou a necessidade de a prefeitura abrir concurso público para contratação de um número maior de médicos para as unidades da rede básica de Porto Velho. Paschoalim afirma que a falta de acesso da população aos serviços médicos básicos nos programas de saúde da família tem sobrecarregado as UPAS “gerando inúmeros conflitos”.
Outro aspecto reivindicado pelo Simero é a falta de segurança aos servidores que trabalha nas unidades da prefeitura. São cada vez mais comuns conflitos entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Como sugestão, o sindicato entende que é necessário rever os contratos com as empresas de segurança privada. Essas empresas por sua vez, alegam que prestam somente segurança patrimonial. “Existe algum patrimônio mais valioso que o próprio servidor público?”, indagou.
No encontro com o secretário Macário, o presidente do Simero também sugeriu que a prefeitura faça parceria com a Polícia Militar para instalação de bases da corporação próximas as Unidades de Pronto Atendimento além de câmeras de monitoramento. De acordo com Paschoalim, é importante oferecer mais segurança aos usuários do sistema público e aos profissionais de medicina, além de coibir ações de vândalos nessas unidades.
Diante das propostas apresentadas o secretário de saúde Macário Barros, que também é médico atuante, mostrou sensibilidade com as questões necessárias para melhoria do atendimento a população e melhores condições de trabalho aos médicos. Dr. Macário afirmou que em breve vai apresentar soluções.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!