Cadastro do Bolsa Família ficará indisponível até o dia 18 de março
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Cadastro Único (CadÚnico), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e gerenciado em Porto Velho, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ferramenta utilizada para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal- como o Bolsa Família - estará indisponível entre os dias 09 e 17 de março. Segundo a secretária da Semas, Josélia Ferreira o motivo é a finalização do processo de implantação da nova versão do Sistema de Informações Sociais (SIISO), responsável pela localização e atribuição do Número de Identificação Social (NIS) aos cadastrados realizados no Cadastro único. “Fomos informados pela Gerência Nacional que no dia dezoito o atendimento será normalizado”, esclareceu a secretária.
O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. Atualmente, o Cadastro Único conta com mais de 21 milhões de famílias inscritas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!