Deputada firma compromisso com produtores de leite
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC) foi recepcionada na última sexta, 01, para participar da reunião ordinária da Associação dos Produtores Rurais da Linha 05 (Asprol). Na oportunidade, a parlamentar fez o compromisso de destinar recursos para construção do muro ao redor da miniusina de pasteurização de leite do município de Cacoal.
De acordo com o presidente da associação, Nivaldo Kester, o apoio de parlamentares retorna em geração de emprego e renda para o município. Mais de 40 famílias podem melhorar a renda com o efetivo funcionamento da miniusina de leite. Kester agradeceu, em nome da associação, o empenho da deputada Glaucione em agilizar esta demanda.
“Antes entregávamos nosso leite para indústrias e laticínios da região. Hoje estamos buscando novos parceiros para atender a demanda de novos clientes na nossa miniusina de leite. Daí o motivo de cumprir as exigências da Vigilância Sanitária e dos órgãos que regulamentam o setor” frisou.
Glaucione esteve, nesta semana, com o secretário de estado da agricultura, Evandro Pandovani, colocando em pauta a solicitação da associação para construção do muro. Já tem um projeto para esta finalidade, cabe agora à deputada colocar emenda de sua autoria para que a Seagri realize o convênio com a Asprol. “Sou filha de agricultor, por isso sei da necessidade de cada associação rural” frisou a deputada.
Dados da Idaron revela que Cacoal dispõe de um rebanho que ultrapassa a 400 mil cabeças entre gado de corte e de leite. Destas, 100 mil são vacas leiteiras com produção média de 80 mil litros de leite/dia, proveniente das pequenas propriedades. Estima-se que seja injetado, mensalmente, na economia local aproximadamente R$ 1.000.000.00 (um milhão de reais) somente na comercialização de leite para laticínios de Cacoal e Região.
Participaram da reunião, além dos associados, o vereador Donizete da Sucam e o Superintendente Federal da Agricultura José Valterlins Calaça.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!