Teve início nesta quarta-feira (20), em Rondônia, a série palestras destinadas aos candidatos a microempreendedor individual (MEI) 2013. Cinquenta e duas pessoas que trabalham por conta própria ou desempenham atividades informais compareceram ao evento, auditório do Sebrae/RO, em Porto Velho.
A palestra é uma preparação para que o trabalhador autônomo ou informal possa legalizar juridicamente seu pequeno empreendimento, registrado no CNPJ, o que o habilita a participar de licitações e concorrências públicas como pregão eletrônico.
Há 25 anos trabalhando como eletricista profissional em Porto Velho, José Monteiro foi um dos assistentes da palestra gratuita, que acontece toda quarta-feira a partir das 15h.
“Depois de mais de duas décadas no mercado, credenciado pelo Conselho Regional de Arquitetura (Crea), tenho dificuldade de prestar serviços porque, mesmo havendo muito serviço atualmente, clientes como governos e empresas existem nota fiscal e não mais recibo de prestação de serviços ou nota avulsa”.
“Ao abrir um empreendimento individual legalizado, poderei tranquilamente, mais prestar qualquer serviço na área, ampliar número de clientes e de contratos porque terei um CNPJ. E não serei empregado. Ao contrário, poderei gerar um emprego”, afirma Monteiro.
Quem opta por tornar-se um MEI garante outros benefícios: além de não ser empregado, passa a ter seu empreendimento legalmente constituído, podendo gerar um posto de trabalho, direito de acesso a crédito, além de aposentadoria. Isso vale para manicure, costureira, mecânico, fabricante de lanches etc.
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800