DENÚNCIA - 30 dias antes de ser presa (Vórtice), Miriam Saldanha despejou PM’s de sua sede no Distrito de Calama, Policiais estão empilhados no IDARON

DENÚNCIA - 30 dias antes de ser presa (Vórtice), Miriam Saldanha despejou PM’s de sua sede no Distrito de Calama, Policiais estão empilhados no IDARON

DENÚNCIA - 30 dias antes de ser presa (Vórtice), Miriam Saldanha despejou PM’s de sua sede no Distrito de Calama, Policiais estão empilhados no IDARON

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo informações, a área onde funcionava a sede do Grupamento Policial militar do Distrito de Calama foi doada a Policia Militar em 1996 pelo INCRA, quando cessaram as atividades daquele Órgão no Distrito. No entanto, a Prefeitura negociou o terreno, alegou que construiria uma nova sede para os militares e os despejou.
No dia 08 de novembro de 2011, por volta de 07h00minh da manhã (quando ainda estavam dormindo) os policiais ouviram batidas, na área externa da base, ao verificar depararam-se com os funcionários da prefeitura, demolindo o posto. Indignados foram tomar satisfação, e para a surpresa de todos os servidores apresentaram- lhes “um ofício” assinado pelo então subcomandante do 1° BPM Major Pizzutti. O ofício, expedido para Mirian Saldanha, informava que a partir daquele momento a sede do policiamento do Distrito estava sendo transferida para as instalações do IDARON.
Às pressas os policiais fizeram as malas e se deslocaram para o novo endereço, que consiste em uma pequena sala de aproximadamente 9m², onde os policiais tiveram que improvisar espaço para acomodar o material bélico, computadores e beliches. O banheiro e a cozinha são divididos com os funcionários do IDARON e usuários. A sala improvisada não oferece nenhum tipo de segurança, pois no referido posto circulam um grande número de pessoas que são atendidas pelo IDARON. E, para piorar a situação os policiais ainda ouvem piadinhas e indiretas vindas de alguns funcionários do IDARON, pois segundo informações, estes se sentem desconfortáveis com a “invasão”.
O Distrito conta atualmente com 07 policiais, sendo um Sargento no comando e seis soldados divididos em dois turnos. As escalas são divididas por plantões, trabalham 15 dias consecutivos e folgam outros 15. A atual escala não está de acordo com o Plano de Policiamento, em trocadilhos, a escala é desumana. Entretanto, a necessidade do efetivo é muito maior, todavia a população de Calama e adjacências contam com uma média de sete mil pessoas (equivalente a um PM por mil habitantes).
A criminalidade aumentou em Calama, o tráfico de drogas e a violência tornaram-se constantes no lugar, pois o policiamento é insuficiente para coibir essas práticas criminosas.
Há cerca de dois meses o atual comandante do 1° BPM Coronel PM Gonzaga visitou o Distrito e ficou chocado com as condições em que se encontrava o alojamento dos militares. Indignado, saiu do local informando que medidas urgentes seriam tomadas, e que se não houvesse uma resposta quanto ao novo posto para a PM, o policiamento seria retirado do local. No entanto, até o presente momento os policiais ainda continuam “empilhados” na sede do IDARON, e nenhuma resposta foi dada. O sentimento de revolta, humilhação e indignação é notório nos Policiais de Calama, que querem apenas exercer seu papel com dignidade, isto é, defendendo e protegendo a sociedade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS