Ji-Paraná se prepara para tornar-se centro de turismo de negócios em RO

Ji-Paraná se prepara para tornar-se centro de turismo de negócios em RO

Ji-Paraná se prepara para tornar-se centro de turismo de negócios em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre 2010 e 2012, 16 empresas de Ji-Paraná (RO), dos setores de hotelaria e gastronomia participaram do projeto Turismo de Negócios em Ji-Paraná, realizado pelo Sebrae com o intuito de preparar essas empresas para receberem eventos e o turismo de negócios para a cidade e fomentando o crescimento sustentável da economia regional.
“Antes de participar das ações do projeto eu procurava algumas máquinas para cozinha profissional que pudessem facilitar e otimizar o meu trabalho, entre elas uma máquina de cortar batatas, mas não encontrei nada no mercado local.”, declarou Maria Geni Bierende, coproprietária do Buffet Terraço, ao falar sobre a participação de sua empresa no projeto Turismo de Negócios em Ji-Paraná, que foi encerrado em dezembro de 2012 com a realização da 1ª Semana Gastronômica de Ji-Paraná.
Ações, profissionalização e melhorias - Desde seu início o projeto melhorou o índice de satisfação dos clientes atendidos pelas empresas em mais de 10% assim como ampliou, significativamente, a taxa média de ocupação dos hotéis. Para atingir esses objetivos foram realizadas capacitação de mão de obra, consultoria tecnológica e de gestão, missões a grandes feiras do setor de hotelaria e gastronomia da América Latina como a Equipotel e a Fispal, em São Paulo. Também houve uma visita técnica à Serra Gaúcha a fim de proporcionar aos empresários a ampliação de seus conhecimentos sobre as maneiras de captação de eventos.
A participação efetiva das empresas foi de grande importância para o alcance dos resultados do projeto. Elas não mediram esforços para possibilitar a participação de seus colaboradores nas capacitações, bem como na minimização de custos através da cessão de espaços para a realização dos cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) ao longo dos três anos de realização do projeto.
 As empresas aumentaram sua produtividade e melhoraram a qualidade dos alimentos que produzem por meio do Programa Alimento Seguro (PAS), que possibilitou o aumento na qualidade e na segurança da manipulação dos alimentos. Agora as empresas que participam do PAS estão aptas a utilizar a capacitação como um diferencial de marketing.
Os resultados alcançados pelo projeto foram muito positivos e superaram as metas iniciais. O índice de satisfação dos clientes, após os três anos de capacitações nas empresas, cresceu cerca de 15% nos hotéis e 25% nos restaurantes. A taxa média de ocupação dos hotéis teve um crescimento médio de 17% em relação a 2010. Os empresários aumentaram seu interesse com relação à melhoria da gestão de seus negócios, ao atendimento dos clientes e ao marketing da empresa, entre outros.
 Investimentos nas empresas - Diversos empresários foram beneficiados com as linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Assim puderam investir na melhoria e na ampliação de seus negócios.
“Antes a minha cozinha era escondida, escura e pouco arejada. Os meus funcionários não eram uniformizados, eu não tinha um escritório para atender aos clientes, nem um sistema para organizar a despensa e as geladeiras. Hoje o perfil do meu buffet mudou. Tenho uma cozinha funcional, clara, arejada e próxima ao escritório onde recebo os meus clientes, que têm a oportunidade de observar como trabalhamos. Além disso, sozinha, nunca teria tido coragem de sair de Ji-Paraná para visitar uma feira de negócios em São Paulo. Lá eu encontrei muitos maquinários que há anos eu procurava para facilitar a minha produção. Agora quero continuar a inovar sempre! Descobri que frequentar as feiras do meu setor é um investimento importante para a empresa. Não tenho mais receio de sair para conhecer o mundo.”, explicou Maria Geni do Buffet Terraço.
Centro de eventos e turismo de negócios - Ainda durante o projeto foi realizado um diagnóstico sobre o setor de turismo de negócios que dá subsídios para o planejamento de eventos municipais e sugestões para potencialização dos eventos já existentes. Esse trabalho representa uma oportunidade para que Ji-Paraná possa atrair eventos e profissionalizar o setor. A Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado está fomentando o planejamento do projeto para a construção de um centro de eventos em Ji-Paraná e criou um braço de turismo de negócios a fim de iniciar a captação de eventos para a região.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS