TJRO e Justiça Federal reúnem-se para falar sobre segurança institucional

TJRO e Justiça Federal reúnem-se para falar sobre segurança institucional

TJRO e Justiça Federal reúnem-se para falar sobre segurança institucional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Integração. Essa foi a palavra de ordem durante o encontro entre o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, e os juízes federais Rodrigo de Godoy Mendes, Marcelo Meirelles de Lobão e Cláudio Henrique Fonseca de Pina. Em pauta, a segurança institucional de magistrados e servidores. Também participaram da reunião os membros do Comitê de Segurança do TJRO, além de serventuários da justiça federal em Rondônia.
Para o juiz federal Marcelo Meirelles de Lobão, a troca de experiência, informação, bem como a utilização de equipamentos tecnológicos voltados para segurança, é de fundamental importância para resguardar determinadas ações criminosas direcionadas aos agentes públicos do Poder Judiciário. "Independentemente da esfera, estamos à disposição para colaborar com as solicitações dessa instituição. Essa união é salutar e visa proporcionar tranquilidade àqueles que exercem suas funções judicantes".
O presidente do TJRO disse que a visita reafirma a parceria das instituições do Poder Judiciário no sentido de implementar políticas de segurança que assegurem o exercício pleno das prerrogativas dos membros que atuam no âmbito da justiça em Rondônia. "Nossa preocupação relacionada ao assunto é constante, tanto que reafirmo nossa intenção de proporcionar ao Comitê cursos e ferramentas que venham nos dar guarida. Também compactuo da ideia de trabalharmos juntos em prol do mesmo denominador: prevenção e proteção", destacou.
Palestra
No mesmo dia da visita, porém, no período da tarde, o desembargador Roosevelt Queiroz, acompanhado do juiz federal Cláudio Henrique Fonseca de Pina e quipe da justiça federal, esteve presente no Centro de Treinamento, situado na BR 364, em Porto Velho (RO), para assistir a uma palestra do comitê de segurança do TJRO. Na presença do presidente do comitê, desembargador Gilberto Barbosa, e dos participantes do curso de formação de juízes, o representante máximo do Poder Judiciário de Rondônia disse que uma das prioridades é a preocupação com a segurança de magistrados e servidores, além de proteger os prédios onde funciona a sede do judiciário.
Roosevelt Queiroz lembrou que no último encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, ocorrido no Rio de Janeiro, a questão segurança foi bastante debatida entre os participantes. "Após o episódio ocorrido com a magistrada, assassinada a tiros, o TJRJ virou referência nacional no que tange à segurança de magistrados, servidores e suas instalações prediais. Só para termos uma dimensão dos avanços implantados por aquele Poder, hoje é possível que a casa do magistrado seja monitorada por meio do seu próprio circuito de segurança. Além disso, eles possuem um controle rigoroso de entrada e saída de pessoas dentro das suas unidades judiciárias. E é esse modelo que almejamos para o nosso Tribunal", concluiu.
 
Instituído em março por meio do Ato 164/2012 (CM), o comitê atende à necessidade de implantar medidas proativas e reativas para dar maior proteção aos juízes e servidores no tocante ao exercício de suas funções judicantes.
O presidente do comitê é o desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos, que, na ocasião, no Centro de Treinamento, manifestou sobre o projeto de segurança e do trabalho desenvolvido pela instituição. Compõe também o comitê os juízes Valdeci Castellar Citon, Glodner Luiz Pauletto, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, Sérgio William Domingues Teixeira. Os assessores especiais são Fábio Sérgio Paiva Dias de Sá e José Atílio Berno. Assessores militares Tcel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa e Tcel Hilton José de Santana Pinto.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS