Com o objetivo de apresentar os aspectos da expressão econômica que se evidenciam em Rondônia, assim como uma visão da atual situação econômica e principais projetos em andamento no Estado, o presidente da FIERO, Denis Baú ministrou na tarde desta terça-feira, 18 de setembro, no auditório da Casa da Indústria, a palestra “Rondônia - novas perspectivas de desenvolvimento” para oficiais instrutores e 24 alunos do segundo ano do curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro.
Durante a conferência, o Baú discorreu sobre o perfil socioeconômico e as expectativas de desenvolvimento de Rondônia e o potencial da indústria rondoniense. “Sempre estivemos de costas às oportunidades do mercado andino. Países vizinhos como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Chile, somam mais de 140 milhões de consumidores. Rondônia deixou de ser fim da linha para ser referência para todo o país”, defendeu.
O líder empresarial Baú destacou a construção das hidrelétricas do Rio Madeira, produção agrícola rondoniense, os investimentos feitos no porto hidroviário e a finalização da estrada para Pacífico que vai contribuir para maior economia na importação e exportação de produtos. Falou sobre os investimentos do governo Federal no Estado. “Só as usinas Santo Antônio e Jirau chegam a R$ 32 bilhões em investimentos, isso sem contar as obras de saneamento básico e rede de água tratada realizadas”, disse.
Por meio de gráficos, Baú demonstrou como o desenvolvimento agrícola de Rondônia é forte assim como os aspectos geográficos, rodoviários, hidroviários e incentivos tributários, entre outros. “Rondônia vive um momento impar de desenvolvimento, a sociedade e a classe empresarial estão engajadas nas ações, como exemplo para a implantação da hidrovia do Rio Madeira, para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento industrial” comentou.
O presidente destacou a importância da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, situada no Rio de Janeiro, cuja missão é a de preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e de assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre. “É gratificante apresentar Rondônia para tão ilustres visitantes. Nosso estado cresce cada vez mais e a FIERO está contribuindo com inúmeras ações para este crescimento. É importante, pessoas de outros estados e países venham conhecer as potencialidades rondonienses, a qualidade dos nossos produtos, o empreendedorismo e tudo mais que está mudando o ponto de vista sobre esta região”.
O coronel Gerson explicou que Rondônia foi escolhida para a fase final do curso porque visa oferecer uma visão estratégica do país. “As potencialidades locais estão enriquecendo o cenário nacional. Por isso a nossa necessidade de vir aqui para conhecer o estado, estudar o que está sendo feito, o diferencial que está chamando a atenção do resto do país, e aprender um pouco mais sobre a estratégia militar industrial e empresarial”.
De acordo com o coronel a palestra impressionou a todos do grupo por mostrar em detalhes o potencial de crescimento da Região. “Na FIERO assistimos a uma brilhante apresentação feita pelo presidente Denis Baú. Pelo que vimos à escolha foi realmente acertada, pois este contato foi de extrema utilidade para o nosso curso. Todos os olhos estão voltados para Rondônia, que aparece como expoente no cenário nacional e está chamando a atenção não apenas de todo o Brasil, mas da América Latina”.
Na ocasião, Baú presenteou os oficiais com o livro “A Saga de uma jovem indústria” obra que conta os 25 anos de ações realizadas pela Federação das Indústrias em Rondônia. Em agradecimento, coronel Gerson em nome da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército entregou ao presidente um certificado assinado pelo diretor da Escola, general de Brigada Sérgio José Pereira e ainda uma medalha. O evento contou ainda com a presença do gerente do Escritório Executivo do Sistema FIERO, Elmir Marques, que assessorou o presidente durante a apresentação.