Semusa vai realizar oficina sobre os cuidados farmacêuticos ao diabético

Semusa vai realizar oficina sobre os cuidados farmacêuticos ao diabético

Semusa vai realizar oficina sobre os cuidados farmacêuticos ao diabético

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na próxima sexta-feira, 13, a secretaria municipal de Saúde (Semusa), vai realizar a primeira oficina sobre os cuidados farmacêuticos aos diabéticos. A oficina vai acontecer na Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (Fatec), localizada na Jorge Teixeira, nos períodos da manhã e tarde.
De acordo com o farmacêutico da divisão municipal de Farmácia, Álvaro Lazarete, a oficina será aberta aos profissionais de saúde da capital e interiores próximos. “Convidamos o farmacêutico de Goiás, Wesley Magno Ferreira para palestrar sobre os cuidados com o diabético, onde os profissionais vão ser orientados sobre os novos tratamentos e como atender o paciente”, disse Álvaro Lazarete.
O enfermeiro acrescentou ainda que o tratamento ao diabético tem desenvolvido de forma avançada, com novos rumos ao tratamento, a oficina vai ajudar e atualizar os profissionais de enfermagem na hora de medicar os pacientes durante o tratamento.
A doença
Diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo. É a insulina que ajuda o organismo a transformar o açúcar (glicose) em energia para o funcionamento do corpo humano. A quantidade de insulina liberada depende de quanto açúcar é ingerido. Quanto mais alimentos ricos em carboidratos (doces, batata, arroz, macarrão, biscoito e bebidas alcoólicas) são consumidos, mais o pâncreas precisa trabalhar. Existem dois tipos de diabetes, tipo 1 e o tipo 2.
O diabetes do tipo 1 é o tipo mais comum em crianças, de aparecimento súbito e pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos de idade, mas é na faixa dos 5 aos 7 anos e durante a puberdade que a doença tende a ser mais comum. Está relacionado à falta ou pouca produção de insulina, não conseguindo controlar a taxa de glicose ingerida. O diabetes tipo 2 é hereditário e acontece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal.
Os sintomas do diabetes infantil são muita sede, aumento de fome e emagrecimento, maior número de vezes em que se urina e na maioria das vezes são acompanhados por grande mal estar, sonolência, fraqueza, tonturas, câimbras e formigamentos. Se não for diagnosticado e tratado desde cedo, o mal pode causar variação brusca da taxa de glicose no sangue.
 O aumento da glicose, hiperglicemia, leva a criança a beber muita água. Já a hipoglicemia (baixa taxa de glicose) causa tremores, suores gelados, taquicardia e falta de resposta a estímulos. A variação pode levar ao coma. A longo prazo, a doença causa perda de visão, derrame, infarto, hipertensão, impotência sexual, doenças pulmonares e insuficiência renal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS