Corrigindo
A coluna divulgou que Mário Calixto foi preso após ter sido identificado por um integrante da caravana da transposição, composta por servidores públicos e sindicalistas de Rondônia que está em Brasília. A informação está equivocada. Mário foi preso graças ao trabalho de monitoramento e investigação que vinha sendo feito pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público (GAECO) de Rondônia. A informação foi corrigida pelo Procurador Geral do MP Héverton Aguiar que estava na capital federal no momento da prisão do empresário.
Atuação
Desde que assumiu o Ministério Público Héverton Aguiar vem demonstrando extrema competência na função. Conhece como poucos a estrutura do MP e sabe o que faz. E suas ações não se restringem apenas a ações externas, internamente vem conquistando espaço junto aos servidores e elevou a imagem do Ministério Público, que andou bem arranhada em passado não muito distante. A prisão de Mário Calixto é um ponto final em uma impunidade que vinha incomodando e o próximo alvo é Valter Araújo, deputado estadual cassado pela Assembleia mês passado.
Conjunto
O MP vem trabalhando em conjunto com outros órgãos como Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. Essas ações coordenadas são importantes, principalmente no que diz respeito ao combate a corrupção e ao fim da impunidade. Mas esse trabalho também custou caro a Héverton, custou sua liberdade. Desde a deflagração da Operação Termópilas o procurador-geral do Ministério Público passou a andar cercado de seguranças e foi obrigado a adotar medidas para sua proteção. É o peso do cargo.
Autonomia
Os promotores também vem trabalhando com mais autonomia, sem o peso das influências políticas e isso vem gerando resultados positivos. Nunca o MP esteve tão atuante e com tanta liberdade e isso se deve principalmente ao trabalho de Héverton e sua equipe.
Limpeza
O presidente da Assembleia Hermínio Coelho declarou que apoia o movimento que pretende lavar a calçada da OAB de Rondônia que vai pedir o afastamento do presidente da entidade, Hélio Vieira, supostamente envolvido no escândalo dos precatórios do Sintero pago a mando do Tribunal Regional do Trabalho. De acordo com Hermínio “vai precisar de muita água e sabão para limpar a sujeira. Pelo tamanho do escândalo, até soda caustica é necessária para retirar a craca da OAB”.
A lista
O Tribunal de Contas encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral uma relação de gestores que tiveram as contas reprovadas pelo órgão ou tiveram parecer desfavorável com decisão transitada em julgada (não cabe recurso). A lista encaminhada não configura inelegibilidade dos relacionados. Compete somente à Justiça Eleitoral, após a devida análise, divulgar a listagem com os nomes dos inelegíveis. De qualquer forma já adianta o serviço, até por que como estamos em ano de eleições municipais, saber como os gestores que pretendem se candidatar se comportaram com dinheiro público é importante.
Tardio
Com o advento das redes sociais surgem diariamente dezenas de posts cobrando a restauração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, gente reclamando do descaso das autoridades com o patrimônio e outras cobranças referentes ao tema. Pena que toda essa movimentação tenha chegado tarde. Agora “Inês é morta” como diriam os mais antigos. A EFMM virou história, seus trilhos repousam retorcidos sob os lagos das usinas e o que restou virou sucata e apodrece sobre o que restou na praça da EFMM. Em Guajará Mirim a locomotiva está enferrujando por que virou um mictório público.
Regrediu
Rondônia regrediu no que diz respeito ao cuidado com o patrimônio histórico nos últimos anos. Na década de 80 até início dos anos 90 as famílias podiam ir de trem até a cachoeira do Santo Antônio. Agora não existe nem trem nem cachoeira. A cidade possuía duas bibliotecas, agora só tem uma e mesmo assim está caindo aos pedaços. A modernização esculhambou até as praças da cidade, que anteriormente eram locais agradáveis, com bancos e jardins, agora restam alguns gramados mal cuidados e bancos quebrados. A coisa por aqui realmente desandou.
Grupão
PP, PSDC, PTB e PPS devem seguir juntos em alianças para vereador e prefeito de Porto Velho. Em reunião na última quinta-feira com as lideranças da legenda, a coisa ficou praticamente amarrada.
Celeuma
Em Ouro Preto continua a confusão causada pelo secretário Júlio Olivar, que em um acesso de ciúmes exonerou a representante de ensino que havia sido indicada pelos irmãos Testoni e tenta emplacar um nome de oposição. Esse “piti” do secretário abriu uma crise que está repercutindo nas alianças políticas. Os Testoni não querem mais saber do PMDB como parceiro político devido a essa situação.
Mudança
Em Guajará-MIrim o PMDB trabalha para articular uma aliança com o PDT e fechar a chapa Maria Cristina e Rodrigo Nogueira como vice. As conversas estão adiantadas, mas nada definido.
Sustentabilidade
Rondônia esta participando da Rio+20 com um estande localizado dentro do Pavilhão da Amazônia, no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro. O estado esta apresentando os projetos e programas nas áreas da Proteção Ambiental, Inclusão e Crescimento, que são os eixos da conferencia.
Entre outros projetos estão sendo apresentados o Plano Futuro, Bolsa Guaporé, Floresta Plantada, Zoneamento Socio-econômico e Ecológico, Banco do Povo, Água Produtiva.
. Técnicos do Estado estão ministrando palestras técnicas sobre diversos temas.
O governador Confucio Moura participara da Rio+20 no dia 18, no Fórum de Governadores da Amazônia.
Justiça gratuita
O juiz de Direito Carlos Manuel Barros do Souto, do Juizado Especial Adjunto Cível de Angras dos Reis/RJ, negou gratuidade de custas processuais a um recorrente de processo que trata de financiamento de veículo.
Para o magistrado, se ele teve condições de financiar o carro, tem condições de arcar com as custas, ainda mais no âmbito dos JECs, onde, segundo ele, para haver gratuidade no 1ª grau para todos, os recorrentes arcam com o pagamento da integralidade das custas. "Pobres não têm veículos. Eles andam de transporte público coletivo e a estes sim deve ser oferecido o serviço gratuito". As informações são do periódico “Migalhas”.
Não deu
Demóstenes Torres, o senador que caiu em desgraça após ser grampeado pela Polícia Federal devido a negócios com o bicheiro Carlinhos Cachoeira tentou obter no Supremo Tribunal Federal a suspensão de seu processo de iminente cassação no Senado. Não deu certo. A ministra Cármen Lúcia considerou que a discussão sobre a interpretação sobre o Código de Ética do Senado é uma matéria interna daquela Casa Legislativa, não cabendo a emissão de juízo por parte do STF. “Tratando o item de controvérsia derivada de interpretação de normas regimentais, sem a demonstração clara e objetiva de ofensa a direito subjetivo, está-se diante de matéria configuradora de ato interna corporis, imune ao controle judicial”, salientou.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Gripes ampliam em até três vezes o risco de infarto
O processo começa nos olhos. Os infectologistas já constataram que a principal porta de entrada das infecções respiratórias se dá quando a pessoa encosta a mão nos germes, invisíveis no meio ambiente, e coça o globo ocular. Imediatamente os vírus e bactérias começam a agir no corpo todo e podem afetar o coração. Os agentes inflamatórios sobrecarregam o coração, deixam o sangue mais espesso e influenciam no ritmo dos batimentos cardíacos, que acabam saindo do “compasso” saudável. Uma das agravantes é que os maiores de 60 anos são as vítimas principais das doenças respiratórias e já costumam conviver com os vilões cardíacos (diabetes, hipertensão e obesidade). Isso porque o passar dos anos também compromete o sistema de defesa do corpo (imunológico) e facilita a entrada dos vírus e bactérias. "Temos evidências científicas que mostram os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – enfermidade que acomete principalmente os fumantes – quando contaminados pela bactéria do pneumococo têm risco 2,8 vezes maior de ter um infarto nos primeiros 20 dias após o aparecimento do primeiro sintoma da pneumonia”, alerta o médico Roberto Sturbulov presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Não só os doentes de DPOC estão neste grupo de risco. Uma revisão de 39 estudos publicada no Lancet, uma das principais revistas médicas do mundo, mostrou que os picos de contágio de gripe – eles ocorrem nos meses de inverno – coincidem com as épocas em que as mortes por infarto são mais numerosas. Os especialistas que fizeram a pesquisa – publicada no Arquivo Brasileiro de Cardiologia – alertam que as pessoas que já convivem com alterações cardíacas (indicadas por pressão alta, diabetes, obesidade e alterações nos exames clínicos) têm um risco 50% maior de sofrer infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) quando contaminadas pelo vírus que causa tosse, espirro e febre.