MALÁRIA - Capacitação em diagnóstico auxilia no salvamento de vidas

MALÁRIA - Capacitação em diagnóstico auxilia no salvamento de vidas

MALÁRIA - Capacitação em diagnóstico auxilia no salvamento de vidas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Promovido pelo Programa Estadual de Controle da Malária (PECM/Agevisa), teve início na manhã desta terça-feira, no auditório do Rondon Palace Hotel, o curso de Capacitação em Tratamento de Malária Grave e Complicada. O evento tem como público-alvo médicos e enfermeiros da capital e interior, integrantes da rede pública de saúde.
“Nosso objetivo com a realização deste evento é evitar a morte de pacientes, vez que a malária é endêmica em nossa região e ainda que pese uma normativa do Ministério da Saúde acerca do tratamento, nós buscamos capacitar nossos profissionais para uma melhor identificação dos casos a partir da observação das sintomatologias clínicas da doença. O diagnóstico se tardio pode significar a morte do paciente”, afirma Solivan Antônio de Oliveira, coordenador do PECM.
Regiões que possuem o clima amazônico são propícias ao desenvolvimento e proliferação dos vetores. Rondônia atualmente ocupa o terceiro lugar no país em número de casos e de acordo com levantamento, as usinas do Madeira possuem um papel significativo nesses índices. Embora ainda seja alto o quantitativo de casos, Solivan explica que houve uma redução de 12% no número de casos em relação a 2011, “o que mostra que estamos no caminho certo”, ressalta o coordenador do Programa.
“Toda doença que tem um caráter endêmico, quando explode em meio à população é realizada uma verdadeira operação de guerra para contê-la. Por isso todos os esforços, sejam de prevenção, combate e capacitação são importantes no sentido de manter o controle sobre a doença”, acrescentou.
Autoridades
Os painéis foram divididos em epidemiologia da malária no Brasil e em Rondônia, fisiopatologia da doença, controle e tratamento sem gravidade e com gravidade, malária grave e malária grave e complicada e malária vivax. Os temas foram abordados pelos pesquisadores especialistas Mauro Tada, do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) e Rui Dulacher, do Centro de Medicina Tropical (Cemetron), ambos renomados nacionalmente no assunto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS