Sindipan RO apresenta duas palestras no primeiro dia da Semana da Indústria
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta terça-feira, 22 de maio, primeiro dia de atividades relacionadas à Semana da Indústria em Porto Velho, o Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Rondônia (Sindipan/RO), apresentou como parte da programação a diretora da ABIP Joinville, Roseli Strainer Hang e ainda o especialista francês em panificação e confeitaria, Dominique Ecale.
Roseli discorreu sobre o consumo consciente da sacola plástica e o lançamento da ideia de adotar nas panificadoras locais o uso de uma sacola ecologicamente correta, algo que aos poucos possibilite a diminuição do uso exagerado da sacola plástica nas padarias. “O objetivo do projeto da sacola ecologicamente correta é conscientizar o consumidor para reduzir a utilização da sacola plástica. Diminuir o impacto ambiental causado pelo tempo de decomposição da embalagem plástica. Reduzir em 20% os custos com embalagens plásticas no âmbito dos Associados da ABIP”.
De acordo com a diretora da ABIP, no Brasil são utilizadas 381 sacolas plásticas por segundo; 22,9 Mil / Minuto; 1,37 Milhões / Hora; 33 Milhões / Dia; 1 Bilhão / Mês; 12 Bilhões / Ano; 66 sacolas / pessoa ano. 80% das sacolas viram sacos de lixo doméstico e levam em média 400 anos para se decompor. Sobre os impactos ambientais das sacolas plásticas, Roseli falou que causam impermeabilização do solo e de aterros e lixões; obstruem pontos de drenagem de chuvas, ajudando a causar enchentes. Podem ser ingeridas por animais e poluem cidades, florestas e oceanos.
“Utilizar toda a capacidade das sacolas. Não pegar sacolas desnecessárias. Utilizar alternativas para o transporte de compras, como: Sacolas retornáveis; caixas de papelão e carrinhos de feira, assim como utilizar os serviços de entrega em domicílio, são algumas ações que poderão reduzir o consumo da sacola plástica”, Várias ações foram empreendidas em Joinville, entre elas, a capacitação de multiplicadores – 160 professores da rede estadual de ensino. Orientação à distância. Ampliação para Rede de Supermercados Masterville e Unicerta e ampliação para padarias, afirmou.
Mais uma vez o presidente do Sindipan/RO, Pompeu Vieira Marques fez questão de ressaltar o apoio do presidente da FIERO, Denis Baú. Pompeu também comentou a presença dos palestrantes, dos empresários filiados ao Sindicato e demais convidados que prestigiaram o evento.
O presidente Denis Baú destacou a importância da união dos empresários do setor da panificação, que sempre participação e participam das ações empreendidas pelo Sindipan/RO que tem à frente um incansável presidente. “É motivo de orgulho contar mais uma vez com o Sindicato forte como é o Sindipan Rondônia trazendo importantes temas para abrilhantar ainda mais as comemorações da Semana da Indústria”, disse.
Programação Semana da Indústria 2012
O setor moveleiro apresenta dois seminários quarta-feira, 23, a partir das 8h00. “A inovação na marcenaria”, tendo como palestrante: Nelson de Souza Pain, SENAI/RS e que vai falar também sobre o tema “Custo de móveis”. Já o segmento gráfico apresenta duas palestras a partir das 14h00: “Formação de preços na área gráfica”, com Guilherme Moreira, do SENAI/SP, que vai falar ainda sobre “Desperdício no ramo gráfico”. Ambos no Salão de Convenções da FIERO.
Na sexta-feira, 25, a programação retorna à Casa da Indústria, às 8h30. A construção civil também está integrada à programação da Semana da Indústria, apresentando nesta sexta-feira, 25, seminários sobre temas importantes, entre eles, “Minha casa, minha vida”; “Aplicabilidade da norma de desempenho da ABNT”; “Programa Brasileiro da Qualidade e da Produtividade no Habitat”.
A Semana da Indústria é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), SESI; SENAI e IEL; com o patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), FIERO/Procompi, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santo Antônio Energia, Energia Sustentável do Brasil e Camargo Corrêa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!