Queimadas Urbanas é tema de palestras e conscientização para moradores da capital

Queimadas Urbanas é tema de palestras e conscientização para moradores da capital

Queimadas Urbanas é tema de palestras e conscientização para moradores da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal do Meio Ambiente (Sema) e divisão da Educação Ambiental, está mobilizando os moradores e ribeirinhos da capital para conscientizar sobre as queimadas urbanas.
Na última sexta-feira, (11-05), a equipe de Educação Ambiental, realizou palestras e amostras de vídeos com temas que falam sobre queimadas urbanas aos alunos da Escola Municipal Rio Madeira, localizada na zona Leste de Porto Velho, e nesta segunda-feira (14-05), foi realizado a mesma palestra na escola rural Jaime Alencar, localizado na comunidade de Cujubinzinho.
De acordo com a técnica da secretaria municipal do Meio Ambiente, Izabel Cristina, a ação faz parte do projeto “Aprendendo a Reciclar”, que está implantado em 15 escolas municipais. “Nosso objetivo é mobilizar e sensibilizar as crianças e adultos da capital e das comunidades ribeirinhas, contra as queimadas”, disse a técnica. A mesma acrescentou ainda que o resultado é o baixo índice de queimadas na capital.
Crime
Izabel Cristina, disse ainda que o cidadão que for pego fazendo queimada, é notificado e conscientizado pelo crime que ela está cometendo, sendo que na segunda vez, o mesmo será multado. As multas variam de R$ 169 a R$ 2, 5 mil. Essa determinação é da secretaria municipal de Meio Ambiente, em cumprimento a lei de proteção ambiental.
A queima a céu aberto, segundo a chefe de divisão de educação ambiental, Glauci Azevedo, é punida pela Lei Municipal 1459/02. O Artigo 12 da mesma Lei classifica dois tipos de infração. A primeira, considerada leve, aponta para queimada ao ar livre, ou seja, área própria ou pública. Ela se refere ao lixo domiciliar ou restos de poda de árvores até o volume de 100 litros.
Já a infração grave está voltada para a utilização do fogo para destruição das formações vegetacionais, seja em projetos agropastoris ou em qualquer outra área que não possua a devida licença ou esteja em desacordo com a obtida. “Orientamos que a população recolha e envie o lixo a local adequado. As folhas que caem das árvores nos quintais podem ainda ser usadas como adubo”, aconselha.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS