Candeias do Jamari vai realizar no próximo sábado (21), o Encontro das Comitivas e a escolha da Rainha da Cavalgada 2012, além de show com a dupla Isidoro e Paulinho, a partir das 20h, no Complexo Turístico Beira Rio Cultura. De acordo com a comissão organizadora, os jurados foram muito bem selecionados, sendo todos de Porto Velho. É o ponta pé inicial para a tradicional Cavalgada do Trabalhador que acontece no dia 29 de abril, com saída da Rodoviária e concentração das Comitivas no Espaço Alternativo da Prefeitura.
A cavalgada em Candeias foi realizada pela primeira vez em 1993, no dia 7 de Setembro, após o desfile da Pátria que era realizado pela manhã. Um grupo de amigos reunidos na casa da comerciante e pioneira da cidade Maria Bezerra, mais conhecida como dona Netinha, decidiram enfeitar os cavalos nas cores da Bandeira e desfilar pelas ruas. “Quando Lindomar Garçon foi eleito prefeito e tomou posse, decidiu fazer o desfile de 7 de Setembro a noite, então não dava para cavalgar neste período e decidimos mudar para o dia 1º de maio, em homenagem ao trabalhador”, explica Netinha.
A cavalgada começou com uma média de 10 cavaleiros e se transformou em um grande evento, fazendo parte atualmente do calendário oficial da Prefeitura de Candeias do Jamari.
Já estão cadastradas para se posicionarem no espaço reservado para fixação das tendas, as comitivas Os Veteranos, Os Federais, Fura Olho, Cavalos do Pica Pau, Espora Vermelha, Garanhões do Norte, Nois Inverga + Não Cai, Cawboys Por Acaso, L. F., Rio Branco, Wiskinão, Gela Guela (Ninguém é de Ninguém), As Brutas do Sertanejo e Pinga na Seringa.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Patrícia Miranda, o brilho maior da festa é por conta das comitivas, que são responsáveis pelo que vão oferecer para sua clientela que adquirirem a camiseta. “Para quem não tem comitiva, a Prefeitura vai disponibilizar trio elétrico com bandas, entre elas a atração nacional Dedin Gouveia e a participação especial de Isidoro e Paulinho”, explica Patrícia, frisando ser tudo organizado de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto aos órgãos governamentais e o Ministério Público do Estado.