Secretário de Estado da Educação Júlio Olivar participou nesta quarta-feira (11) de uma audiência pública realizada na Escola Estadual Maria Laurinda Groff, localizada no Distrito de Nova Dimensão. O objetivo da audiência foi ouvir a comunidade escolar, conhecer a escola e propor soluções para as demandas da instituição.
A audiência foi proposta pela Deputada Ana da 8, sensível aos problemas da comunidade do Distrito de Nova Dimensão em Nova Mamoré , que reivindicou providências junto ao secretário de educação Julio Olivar soluções para os problemas estruturais e de funcionabilidade das escolas que estão relacionados ao transporte escolar e a falta de professores entre outros problemas pautados na audiência que contou com a participação da classe estudantil, professores e colaboradores daquele distrito.
Um dos problemas apontados foi relatado pelo representante dos pais de alunos, Luciano Pani, comentou que o transporte escolar é precário e contribui para o desconforto e o atraso do ano letivo. “A empresa contratada pelo Estado tem sido negligente, além dos veículos em péssimas condições de uso, o proprietário alega que as estradas estão intrafegáveis, isso não é verdade, o que está faltando é compromisso com o trabalho para o qual foi contratada”.
Do mesmo modo, a estudante do 2º Ano B, Gabriela Sgorlon, moradora da Linha 29-B, KM 5,5, lamentou a situação do transporte escolar, “queremos que o problema seja solucionado imediatamente, caso isso não aconteça, o ano letivo ficará comprometido”.
Secretário Júlio Olivar, após ouvir atento as reivindicações apresentadas pela deputada estadual Ana da 8, que inclui a climatização das salas, aquisição de novos ônibus para o transporte mais digno à comunidade escolar, a construção e ampliação de pavilhões da Escola Estadual Maria Laurinda Groff . E para enfatizar os pedidos ao Secretário, tivemos os depoimentos de diretores, professores, alunos e pais de alunos que estiveram presentes na audiência. Júlio Olivar destacou alguns avanços do Governo do Estado na educação, destacando a nova filosofia implantada através do processo de eleições democráticas dos gestores das escolas e os investimentos no transporte escolar que em 2010, no Governo anterior, o montante foi de R$ 18 milhões, e que a previsão de investimento para 2012 é de R$ 40 milhões. Finalizou.