O Escritório Regional de Gestão Ambiental da secretaria de estado de Meio Ambiente (Sedam) de Ji-Paraná, divulgou ontem o resultado de várias atividades realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPB) deste município. Durante as ações, foi descoberta uma área de extração de mineiro ilegal, derrubada de madeira, e derrubada de madeira secundária. Todos os envolvidos foram identificados e encaminhados às delegacias de origens para as devidas providências.
O trabalho conjunto da Sedam/Ji-Paraná e Polícia Ambiental teve início no dia 29 de março (quinta-feira) com a equipe verificando denuncia de extração de minério ilegal (areia). O fato foi constatado na zona rural do município de Texeirópolis, as margens do igarapé Mandi. No local a fiscalização apreendeu maquinários como maquinas e bombas de sucção. Nenhuma das pessoas flagradas na área apresentou qualquer documentação do empreendimento expedido pelo órgão ambiental responsável (Sedam). A ocorrência foi levada ao conhecimento da delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto D’Oeste.
Já no dia seguinte (30/3), a fiscalização chegou até o distrito de Estrela de Rondônia pertencente ao município de Presidente Médici onde encontrou uma área de três hectares de floresta nativa que estava tendo sua madeira derrubada, também de forma ilegal. Segundo os fiscais, foi encontrado 5m³ de madeira serrada em tábuas da espécie de Jequitibá Rosa.
Em Ji-Paraná, mais precisamente, no Distrito de Nova Colina uma aera de mata secudária (cessão ecológica) estava sendo derrubada ilegalmente. Segundo os fiscais ficou constatado o desmatamento de dois hectares e 1/3 mata secundária e ½ hectare de área de Érea de Prevenção Permanente (APP). Á exemplo dos dois primeiros casos, nesta também não foi apresentada qualquer documento liberatório para a exploração da referida área. Todos os equipamentos foram apreendidos e apresentados na delegacia de Polícia Civil do bairro de Nova Brasília de Ji-Paraná.