Desde dezembro, quando protocolou na Seduc e no Gabinete do Governador a pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação de 2012 e uma solicitação de audiência, a direção do Sintero aguarda o agendamento de uma reunião com o secretário Julio Olivar ou com o próprio governador Confúcio Moura.
Os trabalhadores em educação condicionaram o início do ano letivo a uma resposta do governo quanto à reformulação do Plano de Carreira, à agilização do pagamento da licença-prêmio em pecúnia, e ao atendimento de outras reivindicações, entre elas um aumento salarial.
O Sintero fez um rápido recesso no período das festas natalinas, mas já retomou as atividades no dia 03 de janeiro.
Nos próximos dias deverá convocar os trabalhadores para assembleias em todo o Estado para discutir o assunto e para deliberar sobre estratégias de luta.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o sindicato está cobrando do governo essa audiência, pois a categoria está disposta a não iniciar o ano letivo caso não haja as definições reivindicadas.
O pagamento da licença-prêmio em pecúnia, a reformulação do Plano de Carreira e a extensão do auxílio transporte aos servidores do interior do Estado eram reivindicações de 2012 que, embora o governo tenha feito inúmeras promessas, não foram atendidas.
A reformulação do Plano de Carreira (Lei Complementar nº 250) é essencial e urgente para corrigir diversas distorções na carreira dos trabalhadores em educação.
A Direção do Sintero também intensificou as cobranças buscando uma definição quanto ao pagamento do precatório da ação do salário mínimo dos técnicos administrativos.
O pagamento do precatório depende de uma decisão do Tribunal de Justiça, onde o processo já concluiu a sua tramitação.
O Sintero solicitou a conversão do precatório em RPV (Requisição de Pequeno Valor) visando agilizar o pagamento, já que essa conversão permitiria o pagamento da ação diretamente aos servidores, fora da fila dos precatórios. O pedido foi feito em agosto. Mas até agora o Tribunal de Justiça ainda não se manifestou.