SENAI RO por meio do Programa Pronatec vai beneficiar milhares de jovens

SENAI RO por meio do Programa Pronatec vai beneficiar milhares de jovens

SENAI RO por meio do Programa Pronatec vai beneficiar milhares de jovens

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Lançado em novembro do ano passado na cidade de Porto Velho, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) constitui uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de fomentar e apoiar a rede de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica. O programa também pretende melhorar a qualidade do Ensino Médio na rede pública e ampliar oportunidades de educação a trabalhadores, por meio de cursos gratuitos.
Com o programa, o SENAI Nacional pretende dobrar o número de matrículas na educação profissional, passando a 4 milhões de novas matrículas por ano até 2014. Só o SENAI Rondônia atenderá cerca de oito mil candidatos das 10 mil vagas oferecidas, sendo prioritários em primeiro momento os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas, soldados das forças armadas e solicitantes de seguro-desemprego.
Os cursos terão carga horária de 160 horas que serão oferecidos em todas as Escolas SENAI de Rondônia (Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena). O SENAC/RO, representado pelo diretor regional, Hilton Gomes Pereira, também oferecerá curso em sua grade. Outro parceiro é o IFRO que participa do programa como o objetivo de intensificar a expansão de escolas técnicas em todo o país e teve o professor Jackson Bezerra, reitor substituto como representante.
No ponto de vista da diretora de Operações do SENAI Rondônia, Adir Josefa, o Pronatec também vai expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada para trabalhadores, oferecidos nas escolas do Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC), além do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
“O SENAI está cada vez mais imbuído em buscar soluções para fortalecer a indústria rondoniense e o Pronatec é uma oportunidade que o Estado tem, em formar mão de obra para suprir as indústrias equilibrando a oferta e fortalecendo a indústria neste momento de expansão”, destaca o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos.
“Os cursos que serão oferecidos pelo SENAI formarão profissionais nas áreas de panificação, mecânica, confecção, entre outras, tornando a indústria brasileira mais competitiva e uma mão de obra cada vez mais qualificada e desta forma milhares de jovens serão beneficiados”, afirmou o diretor, que finaliza lembrando que há previsão de abertura de novas vagas todos os meses, durante os próximos três anos. Vivaldo lembra que o governo estadual é um parceiro importantíssimo e que o programa conta como apoio do governador Confúcio Moura.
Já o presidente Denis Baú ressaltou a importante parceria entre a Escola SENAI com os demais colaboradores do programa. “A força de cada um vai além de ampliar a educação escolar e profissional e contribuir de forma positiva na vida desses alunos, consequentemente uma melhor qualidade de vida em nosso estado, para indústria e seus trabalhadores”, concluiu.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS