FIERO comemora 25 anos com lançamento do livro A Saga de uma jovem indústria
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O livro conta a trajetória do Sistema FIERO e sua importância dentro do contexto histórico e econômico do Estado. Importância ressaltada nos discursos proferidos pelos ex-presidentes da instituição homenageados durante o evento – Júlio Miranda e Miguel de Souza. Na ocasião também foram citados o primeiro presidente Frederico Simon Camelo (1986-1990) e Euzébio Guareschi, que antecedeu Denis Baú à frente da Federação.
Miguel de Souza (1990-1998), segundo presidente da FIERO, proporcionou as primeiras discussões sobre a saída do pacífico e a construção das usinas do Madeira. Foi com este dinamismo que ele reuniu um grupo de empresários rondonienses para a missão ao Peru. Miguel de Souza entendia que esta ligação com o mercado andino seria o grande vetor de desenvolvimento para a economia rondoniense.
Em 1998, assumia a presidência da FIERO o empresário Júlio Augusto Miranda Filho. Durante sua gestão, o estudo das cadeias produtivas e levantamento das potencialidades do MERCOESTE demonstraram, pela primeira vez, os principais gargalos produtivos do Estado. Também trabalhou pela interiorização do Sistema FIERO, com a implantação de Unidades de atendimento ao trabalhador da Indústria em outros municípios.
Também foram homenageados os colaboradores mais antigos da instituição representando todos os colaboradores presentes e os que já integraram os quadros da Federação neste período, e sem os quais não seria possível a realização de todo este trabalho, com a entrega também de um exemplar do Livro do Jubileu de Prata da FIERO. Entre eles, José Roberto de Mello e Silva (SENAI); Maria Regina Ferreira de Freitas (SESI); Cely Luiz da Silva Guimarães (IEL) e Vera Cristina Costa Monteiro Motomya (FIERO).
“A Saga de uma jovem indústria” apresenta em suas páginas informações significativas sobre o quanto à indústria rondoniense cresceu em mais de duas décadas de atividades do Sistema FIERO, fundado em 27 de junho de 1986.
O presidente Denis Roberto Baú lembrou que nestes 25 anos, a Federação empreendeu importantes ações voltadas ao crescimento, inovação, avanços tecnológicos e capacitação profissional. Á frente da FIERO desde 2009, Baú ressalta que anos de parcerias e ações fizeram as indústrias rondonienses promoverem o desenvolvimento do Estado, destacando-se no cenário nacional e internacional.
“A Federação tem sido desde o princípio, uma indutora do desenvolvimento buscando levar a visão da indústria aos organismos públicos e privados. Nosso objetivo é buscar mecanismos de defesa dos interesses não apenas de um segmento ou de uma empresa, mas de todos os setores produtivos industriais, com o propósito de aumentar a sua competitividade”, declara.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!