Campanha vai orientar população a obedecer às normas de acessibilidade nas calçadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (CREA) e Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB), lançou nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, no auditório do edifício-sede do MP-RO, em Porto Velho, a campanha “Calçadas Livres”. Durante o evento, foi apresentado um fôlder e um vídeo educativo que será divulgado na mídia com orientações sobre a importância de obedecer às normas de acessibilidade nas calçadas.
O Promotor de Justiça da Habitação e Urbanismo, Aluildo de Oliveira de Leite, explicou que a iniciativa visa conscientizar os moradores de Porto Velho sobre a necessidade de atender às normas e legislações que definem os parâmetros de construção de calçada, tornando acessível o espaço destinado à locomoção dos cidadãos. “A campanha é educativa, mas sem prejuízo de posterior aplicação de medidas judiciais aos que estiverem descumprindo a lei”, explicou.
Ele salientou a função social que exercem as calçadas, garantindo aos cidadãos o direito de ir e vir conforme determina a Constituição Federal. A Promotora de Justiça da Cidadania, Daniela Nicolai de Oliveira Lima, demonstrou apoio à campanha, afirmando que melhorar a qualidade de vida da população, que passa pela questão do urbanismo, é uma forma de garantir cidadania.
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que participou da solenidade de lançamento, parabenizou a iniciativa do Ministério Público, que segundo vai ao encontro do trabalho da Prefeitura de Porto Velho, que em setembro deste ano aprovou na Câmara de Vereadores uma nova legislação sobre a padronização das calçadas na cidade. “Essa medida foi tomada atendendo a uma própria orientação do Ministério Público, o qual havia entrado com algumas ações contra a prefeitura em relação à questão das calçadas, e o Poder Judiciário que recomendou uma atualização da legislação”, explicou o prefeito, acrescentando que nas obras executadas pelo município já vem se procurando atender às exigências da nova legislação.
De acordo com a Secretária Municipal de Fazenda, Ana Cristina Cortez, para a liberação do habite-se, uma das exigências do município é que a feitura das calçadas obedeça à nova legislação.
Também estiveram presentes à solenidade de lançamento da Campanha Calçadas Livres o presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CREA), João Francisco dos Anjos, e o representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Igor Montenegro.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!