A Marcha Zumbi que ocorre no próximo sábado (19), tem como lema “ A intolerância e o racismo faz mal”. Neste dia também será comemorado o aniversário de 316 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Os ativistas ainda tem como pauta a igualdade racial na perspectiva desenvolvida pelo movimento negro e na luta para a implementação de um plano político de igualdade racial no Brasil.
Durante a Marcha Zumbi também será lançada a campanha “Não Toque em nossos terreiros”, que tem como objetivo o respeito a religião africana e o combate ao preconceito.
Apesar de diversas campanhas de conscientização, o movimento negro sente falta de políticas públicas que realmente satisfaçam as necessidades e causas da população negra. A constituição brasileira garante que o país é laico. Mas as comunidades tradicionais de terreiros continuam sofrendo com o preconceito de outras religiões fundamentalistas.
Apesar da lei 10639-200 tornar obrigatório o ensino da cultura e da história afro brasileira e africana, nas grades curriculares, a criança negra não está se identificando com a raça que possui e não conhece as sua história cultural e antropológica.
No último Censo 2010, 76 % da população brasileira se declarou negra. Em Porto Velho 65 % da população se declarou negra, o que garante um grande percentual.
Para além dos posicionamentos dos ativistas do movimento, o que fica efetivo é que o crescimento das mobilizações raciais brasileiras organizadas gerou a possibilidade de que a militância possa escolher quais são seus caminhos na construção de uma sociedade sem racismo e opressão. A felicidade do negro continua sendo uma felicidade guerreira.
O Presidente da ACCUNERAA Ogan Silvestre Antônio e o Pai Wagner vice presidente da Federação Umbandista dos cultos afro brasileiros do estado de Rondônia, estiveram no Jornal Eletrônico Rondoniaovivo e convidaram toda a comunidade de todas as raças para participar da marcha que terá como ponto de partida a Praça Madeira Mamoré. A concentração começará ás 15:00, com saída ás 17:000.
Mais Informações: Ogan Silvestre - 9284-9980