Foram três dias de muito suor e demonstrações de força, coragem e determinação. As Paraolimpíadas Escolares 2011 reuniram entre os dias 28 e 30 de agosto, cerca de mil competidores de 23 estados mais o Distrito Federal, em quadras, piscina e tatame de São Paulo (SP), em sua terceira edição. Com 61 pontos (classificação final), os donos da casa foram os grandes vencedores da edição de 2011, seguidos pelo Rio de Janeiro que ficou com a segunda colocação, totalizando 60 pontos e Minas Gerais com a terceira colocação com 45.5 pontos.
O estado de Rondônia ficou com a 12ª colocação geral nesta edição das Paraolimpíadas Escolares 2011. O selecionado rondoniense ficou com a 12ª colocação na classificação geral, os atletas do estado participaram de apenas três modalidades: natação, atletismo e futebol de sete PC.
Futebol de Sete PC
No futebol o selecionado rondoniense foi para a semifinal, os meninos de Rondônia foram derrotados pelo Rio de Janeiro, na disputa de 3º e 4º o selecionado rondoniense jogou contra a equipe do Distrito Federal, no tempo normal o placar ficou empatado em 3X3, na prorrogação o jogo terminou empatado em 4X4, na disputa dos pênaltis os meninos foram derrotados, depois de perderem 3 pênaltis.
O Selecionado rondoniense ficou com a 4ª colocação e jogou com os seguintes atletas: Allisson da Silva, Claiton Melo, Mateus Evangelista, Leonardo Guilherme, Wagner Tenório, Luis Carlos, Rafael Costa, Alifer Jonjob, Guilherme Sussuarana e Renato Barbosa.
Técnica: Prof. Ana Baraúna.
Atletismo
Na modalidade de Atletismo os alunos rondonienses conquistaram o maior numero de medalhas sendo 5 medalhas de ouro 4 de prata e 4 de bronze, totalizando 13 medalhas.
Atletas participantes: Derek, Mateus, Alifer (Cacoal) , Alana (Ministro Andreazza) Denilson, Elvis, Diego, Wagner (Rolim de Moura), Daiana, Ester, Valéria, Loise e Wanderly.
Tecnico: Prof. Silvio Corsino
Natação
O estado participou deste evento com apenas 3 atletas e conquistou 1 medalha de ouro, uma de prata e 3 de bronze. Atletas da natação: Renato Barbosa, Nauly Vitória e Guilherme Sussuarana.
Técnica Prof. Suzi Rosimeiry.
"As Paraolimpíadas Escolares mais uma vez foram um sucesso. Além da descoberta de novos talentos, com potencial para representarem o Brasil em grandes competições, como os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, o evento aumentou em número de atletas, estados participantes e nível técnico. Isso prova que estamos no caminho certo, fomos aos jogos com uma delegação reduzida de atletas com 42 participantes, sendo 29 atletas e 13 dirigentes", ressaltou Silvio Roberto Corsino do Carmo (Chefe da Delegação).
Agradecimentos Especiais: Comando da Aeronáutica, através do Brigadeiro do AR Junite Saito, Sr. Antônio Paulo (O Boticário), Waldemar Albuquerque Filho (Chefe de Gabinete do Governador), Horácio Guedes (Ferroviário Atlético Clube), Win Academia (João Tagino) Sr Pedro Belleti (Estádio Aluízio Ferreira). Dr Luiz Antonio de Azevedo Accioly (Médico), Silvia Accioly e Aos amigos e familiares do atletas.
ONG: Rondônia Clube Paraolímpico – RCP
“Quem assumiu toda a responsabilidade de levar os atletas e alunos paradesportivos para as Paraolimpíadas Escolares 2011 foi a ONG:Rondônia Clube Paraolímpico em função de que o Município de Porto Velho e o Governo de Rondônia não demostrarem interesse em participar deste evento que é o maior evento do mundo de estudantes com deficiência” Ressaltou Claitom Melo, Presidente das ONG.