Documentarista registra unidades de conservação a bordo de uma motocicleta

Depois de percorrer mais de 10.000km pelo País, a expedição documental Rotas Verdes Brasil, realizada pela Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Honda Mavimoto, chegou no último domingo (21) a Floresta Nacional do Jamari em Itapuã d

Documentarista registra unidades de conservação a bordo de uma motocicleta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de percorrer mais de 10.000km pelo País, a expedição documental Rotas Verdes Brasil, realizada pela Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Honda Mavimoto, chegou no último domingo (21) a Floresta Nacional do Jamari em Itapuã do Oeste (RO). O projeto tem como protagonista o documentarista de natureza, Fernando Lara, de Minas Gerais. Ele está percorrendo sozinho em motocicleta Honda NXR 150 Bros, 18.000km pelo Brasil, para registrar imagens de mais de 30 unidades de conservação espalhados por 20 estados brasileiros.
O objetivo do projeto é a produção de um livro digital que será disponibilizado gratuitamente pela internet para livre download. “Dessa forma vamos divulgar o turismo e incentivar projetos de conservação da biodiversidade para o futuro das próximas gerações”, destaca Fernando Lara. O e-book será produzido nas versões em inglês, português, espanhol e japonês como forma de antecipar ações de promoção do País para eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Depois de sair de Minas Gerais, no dia 30 de abril, a expedição já passou pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, litoral do Paraná e Santa Catarina, pelas linhas de fronteira do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e chega agora a primeira unidade dentro do bioma da Floresta Amazônica.
Na Flona do Jamari Fernando Lara irá registrar a experiência de manejo florestal com a concessão de parte da unidade de conservação a madeireiras. Os trabalhos serão realizados com o apóio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro. Fernando Lara deve permanecer na região até esta sexta-feira (26)
Depois da Flora do Jamari, Fernando Lara, segue em direção a Manaus e irá enfrentar um grande desafio: a BR 319. Serão cerca de 1.000km até a capital do Amazonas por estradas precárias e sem infraestrutura. De lá, o caminho será o nordeste brasileiro, terminando no Espírito Santo em dezembro de 2011.
Os trabalhos do documentarista podem ser acompanhados pelo site www.rotasverdesbrasil.com.br) além de mídias de relacionamento Facebook, Twitter, Orkut e YouTube. A organização do projeto afirma que a expedição tem chamado a atenção do mundo e que internautas de 33 países já foram registrados no site.
Portfólio
Fernando Lara possui dez anos de experiência com trabalhos realizados nas amazônias brasileira e boliviana, Colômbia, além de países da África como Tanzânia, Ruanda, Quênia e Uganda. Além disso, o documentarista é especializado no rastreamento de animais e produz imagens quase sempre sem a necessidade de captura e com o mínimo de interferência no habitat. “Utilizo pios de vocalização de onça pintada, anta e capivara, por exemplo, e procuro no meio da selva vestígios como fezes e rastros a procura de animais específicos”, explica o documentarista.
Motocicleta
Durante a expedição, Fernando Lara estará a bordo de uma motocicleta Honda Bros, a primeira na categoria ON/OFF bicombustível do mundo. Na Rotas Verdes Brasil será usado apenas etanol, combustível limpo. Além disso, todo carbono emitido pelo veículo será neutralizado com o plantio de árvores em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
//
Serviço
Rotas Verdes Brasil - Expedição Documental
www.rotasverdesbrasil.com.br
Contatos:
(31) 8875-5041; (31) 9719-0865 (Edlayne)
(31)9715-9665 (Fernando Lara)
E-mail: rotasverdesbrasil@gmail.com.br
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS