CACOAL - DER eleva estrada para evitar atoleiros

CACOAL - DER eleva estrada para evitar atoleiros

CACOAL - DER eleva estrada para evitar atoleiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Conhecida na região de Cacoal por causa de atoleiros durante o período do inverno amazônico, a RO-383 (Linha E), recebeu os serviços do Projeto Estradão. O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) trabalha nos 45 quilômetros da estrada, da BR-364 (em Cacoal) até o município de Espigão do Oeste, com patrolamento, encascalhamento, alargamento da via, retirada de morros, eliminação de curvas e, principalmente, elevando a pista nos pontos críticos, para evitar atoleiros durante o período de chuvas.

O trabalho é acompanhado pelo residente regional do DER em Cacoal, Paulo de Aquino. “Durante o inverno percorri todas as estradas de responsabilidade da Residência de Cacoal, para conhecer os problemas e poder buscar a melhor solução. Na época, a Linha E estava quase intrafegável e percebi que precisava de bastante aterro”, explicou Aquino, destacando que em alguns pontos da estrada o aterro atingiu dois metros de altura.

Maria de Lurdes e o marido têm um comércio na entrada da linha, com a BR-364. Ela conta que vítimas dos atoleiros procuravam abrigo em seu estabelecimento. “Hoje as pessoas param aqui e elogiam o governo”, afirmou.

A agricultora Luzia da Conceição de Souza, que mora na chácara Bom Sossego há seis anos, disse que já viu muita gente sofrendo nos lamaçais. Ela recorda que “no ano passado a coisa ficou feia, e que nem a pé conseguia sair de casa”.

 Anivaldo Bizi, presidente da Associação de Pais e Professores da Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin (APPEFAC), conta que conhece a Linha E desde o ano de 1984 e que já ajudou muita gente nos atoleiros, da mesma forma que já foi ajudado. O padre Marcos relata que está na região há dois anos, mas que já presenciou muito sofrimento. “Da forma como a estrada está sendo erguida vai resolver essa questão de atoleiros”, afirmou.

 A Residência Regional do DER em Cacoal tem sob sua responsabilidade 410 quilômetros de estradas estaduais não pavimentadas. Desse total, cerca de 300 quilômetros receberam patrolamento e alargamento. Paulo de Aquino disse que 60 quilômetros estão encascalhados. Ele citou o trabalho feito na RO-133 (Linha da Figueira), da RO-486 (Rodovia do Café) até Espigão do Oeste, num total de 25 km. “Antes de jogar o cascalho a equipe escarificou toda a estrada, para evitar que o cascalho seja levado pela água, no período de chuvas”, detalhou Aquino, lembrando que a estrada tem grande fluxo de carretas puxando madeira.

 O direto-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini afirmou que mesma qualidade de serviço executado nas Linhas `E` e `Figueira é aplicada nas demais estradas. “O governador Confúcio Moura tem pedido atenção especial com as estradas, para que os agricultores possam escoar a produção, ajudando a fomentar a economia rondoniense”.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS