MP recomenda que vendas feitas com cartão tenham mesmo preço de operações à vista

MP recomenda que vendas feitas com cartão tenham mesmo preço de operações à vista em Ariquemes

MP recomenda que vendas feitas com cartão tenham mesmo preço de operações à vista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, recomendou a estabelecimentos comerciais da cidade que pratiquem o mesmo preço das vendas feitas à vista nas operações com cartões de crédito e de débito. Empresários que não atenderem a orientação do MP e mantiverem a prática abusiva da diferenciação de preços poderão ser demandados judicialmente.
 
Conforme recomendação do Ministério Público, os estabelecimentos deverão manter o mesmo desconto oferecido nas vendas em dinheiro ou cheque, inclusive quando esses descontos se estenderem a vendas a crédito parceladas, deixando de repassar ao consumidor qualquer encargo que tenham junto à operadora.
 
Na recomendação, o Promotor de Justiça Elias Chaquian Filho também orienta comerciantes a informarem antecipadamente ao consumidor, quando for o caso, de que o estabelecimento não efetua parcelamento de vendas mediante pagamento com cartões de créditos e que eventuais parcelamentos são feitos por conta da operadora, com incidência de juros sobre o preço final.
 
O integrante do Ministério Público adotou a providência com base no Contrato de Credenciamento da rede Cielo e da Redecard, operadoras utilizadas pela maioria dos estabelecimentos de Ariquemes, o qual define que o estabelecimento comercial credenciado deverá praticar preços iguais aos praticados nas vendas realizadas em dinheiro ou cheque, sem qualquer acréscimo de encargos ou taxas, oferecendo aos consumidores as mesmas condições e/ou vantagens promocionais oferecidas a quaisquer outros meios ou formas de pagamento diferentes dos cartões.
 
O Promotor de Justiça afirma ainda que a Lei nº 8.137/90 dispõe ser crime elevar o valor cobrado nas vendas a prazo de bens ou serviços, mediante a exigência de comissão ou de taxa de juros ilegais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS