Há tempos o trânsito em Porto Velho está caótico e nos finais de semana, principalmente nas madrugadas, está muito pior. Adolescentes e motoristas inexperientes aproveitam-se da precária fiscalização e saem dirigindo pela noite, colocando em risco suas próprias vidas e de outros, que nada tem a ver com suas irresponsabilidades. O acidente ocorrido na madrugada do último domingo, envolvendo sete veículos e deixando três pessoas gravemente feridas, é o triste retrato dessa realidade.
Bebedeiras
Polícia e órgãos fiscalizadores conhecem os gargalos, sabem onde ficam as maiores concentrações de jovens alcoolizados, mas fazem vista grossa. A chamada “calçada da fama” na Avenida Pinheiro Machado é um desses locais, mas por lá a polícia não realiza blitz nem fiscaliza os motoristas que partem embriagados para “dar um giro” pela cidade. Os policiais e fiscais da prefeitura preferem realizar blitz na saída do Arraial Flor do Maracuja, onde o consumo de álcool é bem menor que nos demais pontos da cidade. Não que tenham que ignorar, tem que fiscalizar também, mas a prioridade deve ser dada aos bares.
Inferninhos
Alguns locais são problemáticos e devem ser fiscalizados com mais rigor. Sardinhas Pub vem registrando um alto índice de incidentes e acidentes. Bares mais movimentados e freqüentados por adolescentes também devem ser monitorados com mais atenção. Mas em Porto Velho, o poder público faz vista grossa e a tolerância é enorme. Diariamente acompanhamos notícias dos mais diversos estados sobre apreensões de veículos e carteiras de habilitação em blitz da lei seca, mas por aqui, nem se ouve falar em tal coisa.
Lugar errado
Os “abelhas” da prefeitura ficam parados em frente a faixas de pedestres, às vezes três, um do lado do outro, para fiscalizar o motorista que parar sobre a sinalização, enquanto isso, ao lado, outros estacionam irregularmente, fazem travessias perigosas e os “abelhas” não conseguem enxergar. Tem algo muito errado nessa estratégia de fiscalização.
Amputações
Porto Velho em breve deverá entrar para as estatísticas como a cidade com o maior número de amputados no trânsito. Impressiona a violência dos acidentes com vítimas não fatais, mas com seqüelas. O Pronto Socorro João Paulo II não dá conta de atender as centenas de vítimas que necessitam diariamente de atendimento. Só para registrar, dos três feridos no acidente de domingo, dois tiveram membros amputados. A mulher perdeu uma perna e seu marido um braço e uma perna.
Economia burra
Muitas vezes o alto preço dos veículos e o consumo de combustível leva o cidadão a pensar que comprar uma moto é melhor que comprar um carro. Não é. O dinheiro que você economiza em gasolina não chega perto do que você gasta com tratamento médico ou com tratamento de seqüelas causadas por acidentes com moto. Se você não tem dinheiro para comprar um carro, espere mais um pouco, junte, financie, aperte o cinto. Por mais frágil que seja o carro, ele certamente é mais forte que qualquer moto.
Absurdos
Quem dirige em Porto Velho testemunha diariamente pais e mães com dois, às vezes três filhos apertados em uma garupa de moto. É um risco desnecessário e uma grave irresponsabilidade. Colocar uma criança em uma motocicleta é um crime. Isso os “abelhas” e a polícia de trânsito não conseguem enxergar. Sem contar aqueles que fazem das motos, verdadeiros carros de frete. Às vezes dá a impressão que estamos na Bolívia ou na Índia.
Extorsão
E aproveitando a greve dos motoristas de ônibus os mototaxistas aproveitaram para achacar o combalido bolso dos trabalhadores e passaram a cobrar, por qualquer corrida, independente da distância, um mínimo de R$ 10, enquanto o normal é R$ 5. Realmente, não existe vantagem alguma em fazer uma corrida de mototaxi. O passageiro se expõe a um trânsito complicado e paga caro. O que vai ser desses mototaxistas no dia que melhorar o sistema de transporte público dessa cidade?
Preparativos
O PR vem se preparando para disputar as eleições de 2012 e para isso realiza no próximo dia 22 em Ji-Paraná seu encontro estadual. No evento a legenda pretende angariar novas filiações e lançar o nome de Cristian Mabel para disputar a prefeitura daquele município.
Quase certo
Outra legenda que também está em polvorosa é o Partido dos Trabalhadores, que pensa em lançar a ex-senadora Fátima Cleide como prefeita. Mas nos bastidores, circula um forte boato que Epifânia é quem vai entrar nessa disputa. É que a companheirada está quase certa que Fátima vai assumir a vaga de Cassol no Senado, daí, não querem perder essa oportunidade.
Democratas
O DEM aposta no empresário filantropo Dheep Rover como candidato a prefeitura de Porto Velho. Outro empresário que também já anda como candidato é “Ivan da Saga”, que tem como padrinho o senador Ivo Cassol. Lindomar Garçom também já disse que vai disputar a prefeitura da Capital. O deputado federal Mauro Nazif, que já foi várias vezes candidato, também deverá entrar na disputa. Falta o PMDB definir um nome. Fala-se muito em Zequinha Araújo, mas ninguém acredita nessa possibilidade. Nem mesmo o PMDB.
Revelando
Um vídeo divulgado nesta segunda-feira pelo Rondoniaovivo mostra dois funcionários de Jirau ateando fogo nos alojamentos durante a “revolta” no início do ano. As imagens, possivelmente postadas pelos vândalos, foram retiradas do Youtube em seguida, mas já haviam sido espalhadas pela rede. Com qualidade muito boa, ficará fácil para a polícia identificar os “artistas”.
Divulgando
O presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo declarou que “apenas divulgou o que havia no Acórdão do Tribunal de Justiça” em relação a ação envolvendo professores, Sintero, Governo e Legislativo. O parlamentar foi acusado pelo Sintero de “fazer sensacionalismo” sobre o fato. Porém, independente da forma que ele colocou a situação, ainda falta o STJ analisar a matéria, até lá, a coisa continua causando prejuízos.
Pesquisa revela
Cientistas suecos afirmam que reprimir lembranças --entre elas, as ruins-- por muito tempo pode fazer com que as esqueçamos completamente. Mais: o cérebro é capaz de ser treinado para realizar tal feito. Essa é a conclusão da pesquisa realizada por uma equipe da Universidade Lund, na Suécia. Segundo ela, o domínio da "técnica do esquecimento" seria útil às pessoas que sofrem de depressão ou de estresse pós-traumático. Os pesquisadores recorreram a scanners para monitorar as partes do cérebro que se tornaram ativas quando voluntários tentaram esquecer uma lembrança. Eles também identificaram o exato momento em que a memória é "apagada". Essas descobertas ajudam a entender mais sobre o processo de arquivar --ou, no caso, extinguir-- acontecimentos do passado. O autor do estudo, Gerd Thomas Waldhauser, explica: "Quanto mais informação é suprimida, maior é a dificuldade para recuperá-la. Se as memórias forem suprimidas por um período de tempo mais longo, será extremamente difícil recuperá-las." Waldhauser acrescenta que o estudo confirma que podemos esquecer fatos de forma deliberada.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.