No próximo dia 14, das 8h às 18h, a Justiça Eleitoral montará seis postos de recadastramento biométrico na FEDER – Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia.
A operação itinerante tem como objetivo facilitar o acesso dos portadores de deficiência à Justiça e estimular a participação desse público no processo eleitoral.
A ação não será restrita aos portadores de necessidades, estará aberta ao público em geral e a expectativa do tribunal é atender de 300 a 400 eleitores durante o dia.
A FEDER fica localizada na Av. Farquar, n. 3423, Bairro Pedrinhas, próximo ao colégio Proensino. Para os portadores de necessidades especiais que desejam tirar dúvidas, a administração colocou os seguintes telefones de contato: 3223-6298; 3221-0050; 9260-0857 e 9224-0173.
O eleitor deverá comparecer munido de um dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira profissional de classe. Além do documento de identificação, o eleitor deverá apresentar um comprovante de residência atual. É necessário apresentar o original e cópia dos documentos.
Segundo informações da comissão de acessibilidade do TRE, o quantitativo de deficientes cadastrados no sistema eleitoral está muito aquém da realidade. O número de pessoas com algum tipo de deficiência no Estado de Rondônia seria de aproximadamente 190.000 indivíduos (Censo), contudo o sistema eleitoral possui pouco menos de 2.000 pessoas registradas.