Foi concluída a pesquisa de opinião realizada durante a execução do Projeto "Audiências Públicas no Vale do Guaporé", elaborado pelos Promotores de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro, da Promotoria de Justiça de São Francisco do Guaporé, Roosevelt Queiroz Costa Júnior, da Promotoria de Justiça de Costa Marques e Willer Araújo Barbosa, Promotor de Justiça de São Miguel do Guaporé.
Segundo a pesquisa, a maioria da população ouvida está satisfeita com o atendimento do Ministério Público. Em São Francisco do Guaporé, o percentual de satisfação atinge 84%, e no conjunto das três comarcas do Vale do Guaporé, o índice é de 76%.
Verificou-se que em São Francisco do Guaporé o mais grave problema social, segundo os cidadãos ouvidos durante as audiências públicas realizadas nas três comarcas no dia 2 de dezembro de 2010, é em relação a crianças e adolescentes (72,9%), seguido do direito à educação (65,9%), meio ambiente (64,7%), direito à saúde (40 %), combate à corrupção (pouco mais de 20%), consumidor (20%), combate ao crime (pouco mais de 10%), idoso e deficiente (aproximadamente 5%) e, por fim, trabalho infantil (2%).
Numa visão regionalizada do Vale do Guaporé, ou seja, analisando-se as três comarcas, as prioridades da população são: criança e adolescente (58,4%); direito à educação (43,2%); meio ambiente (42,6%); direito à saúde (51,4%); combate à corrupção (36,8%); consumidor (16,3%); combate ao crime (34,4%); proteção ao idoso e deficiente físico (14%) e, por fim, combate ao trabalho infantil (2,9%).
A pesquisa vai servir de base para definição de metas de trabalho das Promotorias envolvidas, bem como projetos a serem desenvolvidos de acordo com os anseios dos cidadãos.