O setor fazendário de Rondônia foi reforçado. 27 novos Auditores Fiscais tomaram posse nesta segunda-feira (27-06) em solenidade ocorrida na parte da manhã, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. E à tarde, já iniciaram o Curso de Formação, coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal de Rondônia (GEFE), e que acontece na sede do Sindafisco (Sindicato da categoria).
O Curso de Formação terá 30 dias de duração e será dividido entre aulas práticas e teóricas. Os instrutores são profissionais com largo conhecimento na área tributária e com anos de experiência no fisco estadual. Legislação Tributária, Direito Tributário, Fiscalização no Trânsito e Auditoria Fiscal, são alguns dos temas a serem abordados.
O primeiro dia de curso contou com palestra ministrada pelo presidente do Sindafisco, Mauro Roberto, que também é diretor da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco). Ele falou sobre política, com ênfase nos projetos em trâmites no Congresso Nacional de interesse da categoria, como a PEC 31-A/2007 (apensada PEC 382/2009), que simplifica o sistema tributário nacional.
Mauro Roberto também apresentou exemplos práticos, no exercício da função, ocorridos em Rondônia e em outros estados. Ele fechou a palestra incentivando os novos servidores a exercerem um trabalho digno e responsável, somando para o fortalecimento de Rondônia, que agora, é a nova casa para àqueles que vêm de outros estados. “Recebemos vocês de portas abertas”, recepcionou o representante.
IMPORTÂNCIA DO AUDITOR
As atividades dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais são essenciais para o Estado, conforme art. 37, inciso XXII, da Constituição Federal. A área de atuação dessa classe contribui para a modernização da Administração Tributária, voltada para o processo de transformação e desenvolvimento do Estado, como instituição a serviço do bem comum da sociedade, objetivo da existência do Estado Democrático de Direito.