Governador vai negociar com agentes penitenciários que adiam a deflagração de greve

Governador vai negociar com agentes penitenciários que adiam a deflagração de greve

Governador vai negociar com agentes penitenciários que adiam a deflagração de greve

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 200 agentes penitenciários de Rondônia, reunidos em Assembleia na quinta-feira (12), decidiram por adiar a paralisação da categoria. A decisão foi tomada na sede do Sindicato (Singeperon), após o Governo aceitar sentar novamente com a classe para uma nova rodada de negociações, desta vez com a participação direta do governador Confúcio Moura (PMDB). O encontro irá ocorrer já na próxima segunda-feira (16).
 Na ocasião, foram discutidas as respostas enviadas pelo Governo no mesmo dia, contidas em ofício da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e assinado pela secretária Mirian Spreáfico, no que se refere à Pauta de Reivindicações apresentada pelo Singeperon ao Estado e demais órgãos competentes, dentre eles do Governo Federal.
 Dois dos 13 itens da Pauta tiveram atenção especial nas discussões: (item 1) Pagamento da gratificação de risco de vida para todos os agentes que ingressaram depois de abril de 2002 (vigência da lei n. 1.068/2002); e (item 10) Compromisso de encaminhar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a Assembleia Legislativa aprovar até junho/2011, para que entre em vigor no máximo em janeiro de 2012.
 De acordo com o ofício, no item 1 a Secretaria se comprometeu a efetivar uma gratificação específica para os servidores lotados nos estabelecimentos penais com valor baseado entre o mínimo de 500 a máximo 1000 reais, já com pagamento ao final do mês de junho/2011, a depender ainda de aprovação do Poder Legislativo.
 Alguns agentes julgaram que a resposta não ficou bem definida e a mesma careceu de segurança e prazos, como também houve pedidos de ponderações por parte de outros filiados. Todos exerceram democraticamente o uso da palavra, com a anuência da atual Diretoria. Por fim, sobre o assunto a Assembleia aprovou por unanimidade a proposta pela criação de um abono no valor de 750 reais para todos os agentes penitenciários, a qual será levada ao governador na reunião.

 Sobre o item 10 (PCCS), o Governo informou que até junho não será possível enviar o Plano à Assembleia Legislativa, considerando o estudo técnico a ser feito ainda por consultoria contratada pelo Estado. Contudo, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) se comprometeu a encaminhar o PCCS ainda este ano, com implementação salarial a partir de janeiro de 2012. A categoria foi unânime em reivindicar que o Governo envie para a ALE aprovar o Plano até agosto deste ano, com efetivação a partir de 2012. O presidente do Singeperon, Anderson Pereira, comandou os trabalhos da Assembleia Extraordinária, expondo a todo momento o que foi feito pela Comissão instalada pelo sindicato e designada para negociar com o Estado.

 Anderson informou que nos últimos 15 dias foram feitas duas reuniões com Sejus e Sead, como também com o presidente do Parlamento, deputado Valter Araújo, que declarou seu apoio à luta da categoria. Segundo ele, foi através de uma reunião realizada na quarta-feira (11) com o chefe de Gabinete do governador, a qual foi marcada pelo agente penitenciário Juraci Duarte, que o governador teve conhecimento da Pauta de Reivindicação da classe.
 Pereira destacou a expressiva participação dos filiados no debate, onde a maioria cobrou maior respeito do Governo com os agentes penitenciários, que recebem o pior salário do país e exercem a segunda profissão mais perigosa do mundo. Enquanto a maioria defendia a deflagração de greve, outros pediam ponderações sobre qualquer decisão para não atrapalhar o diálogo que vem sendo mantido com as autoridades. Os agentes do interior também tiveram voz, opinando e acompanhando as informações em tempo real através do microblog Twitter. “O fato foi inclusive destacado pela imprensa local como inovação na comunicação do Singeperon com seus filiados”, lembrou o presidente.
 O deputado federal, Mauro Nazif (PSB), que junto com o sindicato vem agilizando a questão do último concurso e defendendo os interesses da categoria, esteve presente e aconselhou os trabalhadores na busca da melhor solução, através do diálogo, às reivindicações dos agentes. Ao final, ficou marcado para o próximo dia 18 a realização de Assembleia Geral Extraordinária para decidir pela deflagração de greve ou não, a depender da resposta direta do governador.
 “O Governo deve atentar para as possíveis consequências dessa greve. A importância e o respeito com a categoria devem ser lembrados antes que isso ocorra”, desabafa Anderson.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS