Semusa realiza curso de capacitação sobre violência no sexo masculino

Semusa realiza curso de capacitação sobre violência no sexo masculino

Semusa realiza curso de capacitação sobre violência no sexo masculino

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) realizou hoje na faculdade de ciências administrativas e de tecnologia (Fatec) na Capital, uma capacitação para diretores de unidades de saúde sobre violência praticada contra crianças de 12 a 18 anos do sexo masculino. O curso faz parte da programação da semana Qualidade de Vida coordenada pela Semusa.

Régia Martins, coordenadora municipal para Doenças e Agravos Não Transmissíveis  explica que o curso realizado nesta quarta-feira, com os diretores das unidades de saúde do município capacita os profissionais para o atendimento de emergência, preferencialmente ao sexo masculino.

Desde 2006, os atendimentos de casos de violência contra crianças e adolescentes do sexo feminino obtiveram forte atenção da maternidade municipal, mas o que foi observado durante esse período, segundo Martins é que a abordagem das vítimas do sexo masculino ainda era inadequada diante do quadro de violência.

Francisca Néry, diretora da policlínica Ana Adelaide relata que o curso tira as dúvidas dos profissionais das unidades, e ainda traz à responsabilidade cada profissional que ao se deparar com casos de abusos, levem ao conhecimento do Conselho Tutelar, mais próximo.

Notificações registradas

Em 2006 apenas a maternidade municipal Mãe Esperança, registrava os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. A partir deste ano todas as unidades de saúde são obrigadas a efetuar essa notificação aos conselhos tutelares. De 2006 até fevereiro deste ano foram notificados 389 casos, dentre eles 125 do sexo masculino e 264 no sexo feminino.

As notificações de violência foram divididas da seguinte forma: física (244 casos) contra ambos os sexos e sexuais (174 casos). Por faixa etária os casos foram divididos da seguinte forma: De 0 ano á 14  (129 casos); 15 á 24 (121 casos); 25 á 34 (82 casos); 35 á 44 (15 casos); Mais de 45 (24 casos).

Por ano os casos foram registrados da seguinte forma: 2006 (23 casos), 2007 (104 casos), 2008 (51 casos), 2009 (125 casos), 2010 (79 casos), e em três meses em 2011 (07 casos).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS