Professoras do curso de jornalismo da UNIR aprovam projeto no CNPq

Professoras do curso de jornalismo da UNIR aprovam projeto no CNPq

Professoras do curso de jornalismo da UNIR aprovam projeto no CNPq

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As professoras Andréa Aparecida Cattaneo de Melo, Daiani Ludmila Barth e Lilian Reichert Coelho, todas do Departamento de Jornalismo (DEJOR) do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tiveram o projeto “Geografias da Comunicação, Discurso e Estudos de Gênero” aprovado pelo Edital nº 020/2010, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A proposta foi aprovada na categoria 2 para projetos com valor máximo de até R$ 25 mil. O edital destina-se à seleção de propostas de pesquisa em temas de relações de gênero, mulheres e feminismos. É o primeiro projeto do DEJOR aprovado com recursos do CNPq.
O objetivo, segundo a coordenadora, professora Lilian, é estudar a representação midiática e as imagens de si de mulheres no Território da Cidadania Central, no município de Ji-Paraná, em Rondônia.
A pesquisa compreenderá, dentre outras atividades, uma análise de como as mulheres que vivem em localidades rurais são representadas pela mídia impressa regional e nacional. “Busca-se, nesse contexto, observar como se constrói o ‘preconceito geográfico’ no que se refere à região Norte, mais especificamente à porção da Amazônia onde se localiza a região em estudo”, comenta Lilian.
Também será estudada a existência de mobilização política de mulheres, além de avaliar a implantação e andamento dos trabalhos, a partir do exame das ações planejadas e concretizadas pelo GT Mulheres do Território de Cidadania Central de Ji-Paraná, sobretudo nas atividades direcionadas à horizontalidade das relações e à pró-equidade de gênero.
 “O projeto constitui-se como proposta multidisciplinar, orientada para análise e intervenção em uma realidade social abrangida pelo mencionado Programa Governamental, proposto e aplicado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário”, finaliza Lilian.
A professora Lilian é doutora em Letras (Lingüística) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). As professoras Andréa e Daiani, que integram a equipe executora, são mestres em Ciências da Comunicação, respectivamente, pela Universidade de São Paulo (USP) e do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Sobre o edital
Lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do CNPq, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em agosto deste ano, o edital selecionou propostas que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, estimulando e fortalecendo a produção de pesquisas e estudos relacionados às relações de gênero, mulheres e feminismos.
O Território da Cidadania Central de Rondônia abrange uma área de 31.243,30 Km² e é composto por 13 municípios: Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Alvorada D`Oeste, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS