TRANSIÇÃO - Confúcio se reúne com artistas e agentes culturais e reafirma compromissos com a classe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Este foi o primeiro encontro do governador eleito com a classe. Durante a campanha eleitoral Confúcio se reuniu duas vezes com artistas, agentes e produtores culturais e dedicou um programa eleitoral de televisão especialmente ao tema.
Participaram do encontro diversas entidades representativas do setor cultural, entre as quais a Academia de Letras de Rondônia, a Ordem dos Músicos de Rondônia, a Federação das Escolas de Samba, ABD-RO (Associação de Documentaristas e Curta-Metragistas), FestCineamazônia, entidade cultural Galo da Meia Noite, Associação Futebolística do Areal, Unibloco, Fundação Iaripuna, Grupo Folclórico Rádio Farol, Sated, e o representante das artes plásticas, Viriato Moura.
A historiadora e acadêmica Yeda Borzacov disse que a preservação do patrimônio histórico deve ser priorizada pelo próximo governador. A escritora reivindicou também a criação de um Fundo de Cultura e a criação da lei de incentivo. Na mesma linha falou o professor José Januário Amaral, reitor da Universidade de Rondônia (UNIR), que destacou a importância dos investimentos privados na Cultura, através de leis de incentivo.
Presidente da Academia de Letras de Rondônia, Lucio Albuquerque entregou ao governador eleito um documento em nome da entidade, e, em sua fala, ressaltou a importância do próximo governo compreender a multiculturalidade do estado de Rondônia e implementar políticas públicas culturais.
Ao final do encontro Confúcio disse que seus compromissos com a classe firmados na campanha foram claros. “Grande parte das reivindicações da classe cultural apresentadas nesta reunião foram contempladas em minha campanha. Meu compromisso com os artistas e produtores foi público”.
Moura comentou que esteve recentemente no Acre, onde conheceu a estrutura da Fundação de Cultura Elias Mansour e os equipamentos culturais de Rio Branco, como a Biblioteca da Floresta, o Palácio de Governo e a Biblioteca Pública, com a qual se disse “impressionado”.
Como medidas para o primeiro ano de governo, Confúcio disse que resgatará na Assembléia Legislativa a lei de incentivo e estudará o orçamento estadual para verificar a viabilidade da implantação imediata de uma política de editais públicos de cultura.
Anunciou ainda a conclusão dos teatros de Porto Velho e Ariquemes e que fará um estudo para a cessão do Palácio Getúlio Cargas para o setor cultural.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!