No encerramento da solenidade de premiação das nove escolas vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2009, a coordenadora estratégica da Educação SESI/RO, Zaira Saavedra lançou oficialmente a edição 2010/2011 do Prêmio, uma parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Brasileiro de Cidadania, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nesta terça-feira, 30 de novembro, a coordenadora anunciou as escolas premiadas nas categorias: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Zaira lembra que a premiação tem por objetivo reconhecer e incentivar práticas sociais desenvolvidas nas escolas públicas e privadas. “O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país”, disse.
Na categoria Ensino Infantil: 1º lugar para o Centro Educacional Rosa Campos (Cacoal) pelo projeto “Era uma vez...”. O segundo lugar ficou com o Centro Educacional Dr. Gilberto Medes Azevedo (SESI Escola/Porto Velho), por meio Projeto “Xô dengue”. Na categoria Ensino Fundamental, em 1º lugar a E. E. E. F. Rocha Pombo (Nova Brasilândia D’Oeste) com o Projeto “Meio ambiente, quem ama cuida!”. Em segundo, com o Projeto “Rádio Falante Orlando Freire”, a E. E. E. F. M. Professor Orlando Freire (Porto Velho).
As escolas premidas na categoria Ensino Médio, o 1º lugar ficou com a E. F. E. F. M. Raimundo Nonato Vieira da Silva (Porto Velho), com o projeto “Construindo cidadania: Integrando arte, cultura e sustentabilidade”. A escola premiada em 2º lugar foi o Centro Educacional Mojuca (Porto Velho), com o projeto “Mojuca em ação pela cidadania”. Já na categoria EJA, o Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena) conquistou o 1º lugar, com o projeto “Eco Sustentável: EJA/ Coleta Seletiva. O segundo lugar ficou para uma escola de Ji-Paraná – Centro Educacional Ji-Paraná, que concorreu com o projeto “Quem é a mulher de hoje na sociedade”.
A coordenadora ressaltou que na edição 2009 , 4 escolas da Rede SESI se destacaram recebendo premiação. Na categoria Ensino Fundamental o C. E. Isolina Ruttmann conquistou o 2º lugar. Já na categoria Ensino Médio, o Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo foi contemplado com o 3º lugar. E ainda o Centro Educacional Memorina Rosa Campos e Centro Educacional de Ji-Paraná conquistaram respectivamente o 1º lugar e o 2º lugar na categoria: EJA. Na edição Em 2010/2011 o Prêmio Construindo a Nação passou a contar com mais uma categoria – Educação Infantil.
Sobre o Construindo a Nação
Prêmio Construindo a Nação foi criado pelo Instituto da Cidadania Brasil em 2002, com o objetivo de incentivar a cidadania nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Começou inicialmente em São Paulo, tendo ampliado sua realização para outros estados a partir da parceria realizada com a CNI / SESI, em 2006. A iniciativa também conta com o apoio da iniciativa privada e de instituições de ensino. Em suas nove edições, a iniciativa já mobilizou mais de dois milhões de alunos.
Sobre o Instituto da Cidadania Brasil
O Instituto da Cidadania Brasil é uma entidade da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que atua com o objetivo de promover e desenvolver o conceito de cidadania através da educação junto à população brasileira. Desde sua fundação, em outubro de 1998, o Instituto já realizou diversos projetos em parceria com a iniciativa pública e privada, visando estimular e promover o debate e o exercício da cidadania no País. Tendo como princípio que a educação é o ponto de partida para se desenvolver uma Nação mais justa e equilibrada, o Instituto da Cidadania Brasil tem uma atuação fortemente centrada em iniciativas educacionais dirigidas aos estudantes e ao público empresarial.