Prefeitura realiza curso para mulheres na área da construção civil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Consórcio Santo Antônio Energia e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO), iniciou nesta terça feira,16, o projeto Produção e Beleza – “A Arte de Fazer Bem feito”. O projeto prevê a qualificação profissional de 400 mulheres carentes na área da construção civil.
A solenidade de abertura dos cursos, seguida de aula inaugural, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero). Presentes à solenidade estavam a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da prefeitura, Mara Regina Araújo; o gerente de sustentabilidade do Consórcio Santo Antônio, Ricardo Márcio; o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos; o diretor da Fiero, Emerson Fidelis e a vereadora e deputada estadual eleita, Epifânia Barbosa.
Conforme explicou Mara Regina, as alunas serão capacitadas nas funções de bombeiro hidráulico, eletricista instalador predial, pintor de obras e saúde e segurança do trabalhador. Nessa primeira fase será formada uma turma de cada categoria profissional. Foram disponibilizadas 300 vagas para alunas da Capital e outras 100 para mulheres que moram no distrito de Jaci Paraná.
Mara Regina que representou o prefeito Roberto Sobrinho, destacou o apoio recebido. “Acreditamos nessa parceria para qualificar mulheres ao mercado de trabalho. Essas pessoas vão ter vida digna para criar seus filhos e poderão sonhar muito mais”, enfatizou. Epifânia Barbosa disse que o curso para mulheres na área da construção civil “é apenas o pontapé inicial rumo a uma nova forma de vida das alunas, que inclusive servirão de incentivo para outras”.
Ricardo Márcio falou da responsabilidade social do Consórcio Santo Antônio Energia e do cumprimento de todos os compromissos firmados antes do início das obras da Hidrelétrica de Santo Antônio. Ele ressaltou também o compromisso da prefeitura na busca por geração de renda e melhor qualidade de vida das pessoas carentes.
Emerson Fidelis e Vivaldo Matos foram outros que enalteceram a parceria com o município e falaram do diferencial que faz a capacitação profissional nas pessoas. “As mulheres hoje são o grande diferencial no mercado de trabalho”, declarou Matos.
Os cursos serão ministrados na Escola SENAI em Porto Velho e em Jaci Paraná. A gestora dos cursos, Sebastiana Chaves, informou que a primeira turma de eletricista instalador predial terá aula em período integral. O total da carga horária será 160 horas. Inicialmente será formada uma turma para cada curso.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!