Abrindo fronteiras, fechando negócios contou em sua programação com o 2º Seminário Estadual da Indústria, trazendo palestrantes de todo o Brasil. Entre eles, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) e vice da Associação Mineira das Indústrias de Panificação e Confeitaria e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais, Márcio Rodrigues, que além destes, acumula o cargo de coordenador nacional do Programa de Apoio a Panificação (Propan).
Neste seminário, Rodrigues participou ministrando a palestra "Análise do momento atual da panificação e seus principais desafios". Presentes no evento, além do presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Rondônia (Sindipan/RO), Pompeu Vieira Marques, membros da diretoria e empresários do setor, entre outros convidados.
Durante a palestra o presidente do ITPC fez uma avaliação do atual mercado da panificação. Segundo ele a panificação cresce cada vez mais e passa por transformações que estão indo de encontro ao que o consumidor busca que é alimento pronto, prático, fácil de ser servido em lojas que atendam todas as necessidades do consumidor.
Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo segmento, Rodrigues citou a falta de conscientização dos empresários em se tornarem mais fortes para enfrentarem os desafios. “É preciso que o empresário se capacite e tenha humildade de saber que sozinho não vai conseguir enfrentar todos os problemas. Para ter motivação, trocar idéias é preciso que se una com outros empresários por meio das associações, sindicatos, grupos, é preciso que tenha fôlego’ para nascer. ´Por meio do Propan, temos exemplos de empresas que tem agido assim e tem revolucionado a região onde atuam, pois os consumidores passam a ser mais exigentes e passam a cobrar dos demais panificadores. E, conseqüentemente, as empresas passam a apresentar maior qualidade em seus serviços, produtos mais variados, assim como diferencial no atendimento”.
Márcio falou sobre a atuação do Propan no mercado de panificação brasileiro. “Ainda temos muito trabalho e com as transformações do mercado, sabemos que temos que acompanhar essa evolução e estar um passo à frente de todas as empresas. Por isso o Propan investe muito em informação, em estudo de caso, na busca por tecnologia no Brasil e no exterior. Onde existe um exemplo de sucesso ou fracasso, nós estudamos: o que leva uma empresa a ser um sucesso ou mesmo um fracasso. Registrar, catalogar, estudar e definir é o papel do Propan”.
De acordo com Pompeu, a palestra foi uma excelente oportunidade para os empresários da panificação rondoniense. Ele destacou a iniciativa do presidente da FIERO, Denis Baú em realizar um evento como a FEIRON, que é uma importante vitrine para a panificação e demais segmentos produtivos do Estado. “Aproveito para ressaltar mais uma vez que o presidente, desde a sua posse à frente do Sistema FIERO vem empreendendo inovações. Sendo uma delas, a internacionalização da FEIRON”.
O presidente do Sindipan Rondônia fez questão de frisar seu entusiasmo e dos empresários sobre os projetos e idéias que Denis Baú desenvolve em prol do fortalecimento da indústria rondoniense. “O público que prestigiou a palestra do Márcio superou nossa” ressaltou.
O presidente do Sistema FEIRO agradeceu a parceria do Sindicato pela enriquecedora parceria ao trazer palestrante de alto nível para ministrar esta palestra, que abrilhanta ainda mais nosso evento. “Como disse o amigo Pompeu, a presença de todos fortalece a união da classe empresarial interessada em adquirir conhecimento, reciclar informações e desta forma contribuindo para o desenvolvimento de sua empresa e do Estado”. Baú encerrou afirmando que a FEIRON 2010 é desde seu planejamento até sua execução um marco na história da FIERO e de Rondônia.