Durante seis dias, de 18 a 23 de outubro, quase 700 trabalhadores informais passaram a formalidade em Rondônia através de uma ação de mobilização realizada simultaneamente em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná e Cacoal.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante seis dias, de 18 a 23 de outubro, quase 700 trabalhadores informais passaram a formalidade em Rondônia através de uma ação de mobilização realizada simultaneamente em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná e Cacoal.
Uma das maiores dificuldades de parte dos trabalhadores que atuam informalmente era a burocracia e a taxa de impostos então cobrados para a abertura de uma empresa. Com a Lei Federal complementar 128/2008 que regulamenta o Empreendedor Individual essas dificuldades foram revistas e simplificadas, proporcionando facilidades aos pequenos empresários na abertura formal de suas empresas.
Prova dessa nova realidade foi a Semana do Empreendedor Individual. Articulado em todos os estados da federação o evento reuniu técnicos nas maiores cidades brasileiras para formalização de empreendimentos. Em Rondônia foram formalizados 697 empreendedores individuais nas tendas montadas nos cinco municípios, segundo balanço divulgado pela coordenação do evento.
Segundo o relatório do Sebrae, os números de empreendedores individuais formalizados ficaram assim no Estado: 271 em Porto Velho, 91 em Ariquemes, 111 em Jaru, 101 em Ji-Paraná e outros 123 em Cacoal, entre os quase mais de 1190 atendimentos no quadro geral. Outra forma de atuação foi a realização de 35 palestras informativas sobre o EI.
Jovem empreendedora individual
Em Cacoal, cidade localizada a 510 quilômetros da capital Porto Velho, um atendimento chamou a atenção da organização. Segundo Dezenir Do Prado, gerente do Sebrae no município, no dia 18 a jovem Aline Pierre Rossi compareceu a tenda buscando informações sobre sua situação.
Aline é estudante e nas horas vagas atua em um ateliê de artesanato. Quando soube que sua ocupação poderia ser reconhecida e regularizada pelo Governo a jovem procurou a tenda do Sebrae e formalizou-se como empreendedora. O momento foi acompanhado pelos pais da estudante que enalteceram a iniciativa e indicaram sua filha como exemplo de iniciativa.
Parceiros
A atuação do Sebrae na formalização de novos empreendimentos através das cinco tendas em Rondônia foi possível graças a parceria com as cinco prefeituras municipais, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias, a Secretaria estadual de Finanças, Acrecid (Associação de Crédito Cidadão), INSS e Sescap (Sindicato das Empresas de Contabilidade).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!