AROM Itinerante conclui visitas às prefeituras do Vale do Jamari e Cone Sul do estado

AROM Itinerante conclui visitas às prefeituras do Vale do Jamari e Cone Sul do estado

AROM Itinerante conclui visitas às prefeituras do Vale do Jamari e Cone Sul do estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Associação Rondoniense de Municípios está se preparando para dar um importante salto no aprimoramento das administrações públicas municipais. Para isso, o presidente, prefeito Laerte Gomes, de Alvorada D’Oeste, está ouvindo os 52 gestores, secretários e técnicos, através do programa “AROM Itinerante”, que já percorreu por 18 prefeituras até esta semana. O objetivo principal é saber quais os setores que necessitam da ampliação do auxílio prestado pela entidade ou da criação de suportes específicos.
Há algum tempo, a AROM concluiu que há possibilidade de crescimento com economicidade nas governanças municipais. Por este motivo, a entidade está submetendo aos associados um novo cronograma de subsídios técnicos a ser aplicado nos diversos setores da administração para os próximos anos. Um exemplo é a criação da Escola de Gestão, que deverá habilitar os servidores para operar com eficiência a máquina pública, evitando a perda de recursos e aproveitando todos os benefícios disponíveis aos municípios.
Ao escutar os gestores, a equipe que compõe o AROM Itinerante constatou que a maior dificuldade dos municípios permeia na carência de profissionais afinados para exercer com destreza as funções. Eles clamam por atualização dos conhecimentos. Combatendo essa deficiência, a associação acredita que pode tirar as prefeituras da inadimplência, aumentar a captação de recursos e ajustar os municípios para respirarem aliviados em longo prazo. Um diagnóstico prévio já revela que os “pecados técnicos” poderão ser evitados com os treinamentos que serão oferecidos.
De acordo com a secretária executiva da AROM, Érica Milva, outra queixa dos prefeitos é sobre a falta de projetos para receber os recursos assegurados para obras e outras benfeitorias. Ela informou que, dentro do projeto de expansão da associação, está a contratação de novos engenheiros, arquitetos, desenhistas, cadistas e outros que deverão somar aos que já estão no quadro efetivo da entidade.
“No ano de 2009, a AROM elaborou um número de projetos que culminou na captação de mais de R$ 65 milhões para os municípios. Objetivamos ampliar esta meta”, disse.  
Para organizar o atendimento a todos os municípios, a AROM pretende implantar câmaras setoriais, que deverão receber, na capital, todas as informações a serem trabalhadas nos diversos setores das administrações, tais como, Saúde, Educação, Projetos, Assessoria Jurídica, Informática e Jornalismo. Para isto, novos técnicos precisarão ser contratados para dar celeridade na prestação do serviço e evitar a fadiga dos servidores que viajam quase 1000 quilômetros para uma simples protocolização e ou outras atividades.
A comitiva AROM Itinerante é composta pela secretária executiva, Érica Milva, assessora jurídica Ivonete Caja, coordenadora do departamento de projetos, Leide Santos e pelos responsáveis dos departamentos de imprensa, jornalista Willian Luiz e de tecnologia de informação, Anderson Clayton. Os técnicos já atenderam os municípios do Vale do Jamari e Cone Sul do estado. Para a próxima semana, a equipe visitará a região central de Rondônia. Em novembro, o relatório dos trabalhos Itinerantes será apresentado a todos os prefeitos durante um novo encontro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS