Cresce o número de municípios rondonienses com a Lei Geral regulamentada

A meta do Sebrae em Rondônia é que todos os 52 municípios do Estado sancionem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Cresce o número de municípios rondonienses com a Lei Geral regulamentada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Subiu para 31 o número de municípios rondonienses que regulamentaram a lei federal 123/08. No último dia 25 de agosto foi a vez de Nova União, através da lei municipal 314/10, sancionar esta importante ferramenta que entre suas funcionalidades facilita o ingresso das MPEs Micro e Pequenas Empresas e as EPPs Empresas de Pequeno Porte nos processos licitatórios e nas compras governamentais.
 
Segundo a técnica da Unidade de Políticas Publicas do Sebrae, Jayna Couceiro Soares, a regulamentação da Lei Geral direciona as MPEs ao crescimento. ?Esperamos maior crescimento municipal proporcionando as MPEs e EPPs redução burocrática, melhora na prática tributária, prioridade nas compras governamentais, acesso a inovação, acesso ao crédito, enfatiza Jayna.
 
Para a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Ji-Paraná, Sirley Aparecida Fernando, a aprovação desta lei beneficia as pequenas empresas e os empreendedores individuais da região. Conforme disse a gerente, através desta lei o pequeno empresário pode oferecer seus produtos ao município, diferenciadamente, e isso faz com que o lucro fique na região.
 
O SEBRAE rondoniense atua diretamente com todas as 52 prefeituras e câmaras municipais do Estado, como um parceiro, demonstrando os inúmeros benefícios que a aprovação da Lei Geral traz aos municípios e seus moradores. Sua meta é que 100% dos municípios regulamentem a lei.
 
Benefícios da lei
 
A Lei Geral da MPE gera uma série de benefícios aos pequenos negócios. Entre eles, a integração e a compatibilização de procedimentos legais de diversos órgãos, diminuindo a burocracia e o tempo de registro. Além disso, viabiliza que as prefeituras criem ou melhorem a prática tributária para os pequenos negócios e priorizem as MPE nas compras governamentais com valor de até R$ 80 mil.  
 
A lei também assegura que 20% dos recursos empregados pelos municípios nas áreas de inovação e tecnologia sejam destinados aos empreendimentos de menor porte. E estimula a facilitação de acesso ao crédito e aos serviços financeiros por parte dos pequenos negócios.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS