O atendimento à mulher vítima de violência é tema de curso ministrado aos servidores do município

O atendimento à mulher vítima de violência é tema de curso ministrado aos servidores do município

O atendimento à mulher vítima de violência é tema de curso ministrado aos servidores do município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho iniciou nesta quarta-feira, 25, mais um curso de capacitação voltado para área de enfrentamento à violência contra a mulher. Realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as mulheres, a oficina é ministrada por Renata Sakai, assessora técnica da subsecretaria de enfrentamento à violência contra as mulheres, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República. O curso encerra nesta quinta-feira, 26.
 
Desenvolvido como uma das ações do Programa de Capacitação da Rede de Atendimento — gênero, violência contra as mulheres e políticas públicas, da prefeitura da capital, o curso faz abordagem de temas como “Gênero e Violência contra as Mulheres”, “Mitos sobre Violência Contra as Mulheres”, “Política e Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres” , e os serviços prestados pela Rede de Enfrentamento, pelo centro de referência de atendimento às mulheres em situação de violência, pela casa abrigo, e uma breve abordagem à política nacional de abrigamento. “Basicamente, buscamos com essa oficina envolver mais os servidores que lidam diretamente com a questão do atendimento às mulheres vítimas de violência, para que eles possam entender melhor como é que funciona o sistema, e assim, utilizar melhor esse importante instrumento dentro da rede de enfrentamento. E, isso só será possível se soubermos como funciona a engrenagem”, explicou a coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Mara Regina.
 
Para a coordenadora municipal de Porto Velho, nos últimos cinco anos tornou-se uma referência nacional por conta das políticas adotadas pelo prefeito Roberto Sobrinho, nessa área. Hoje, o município conta com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, toda estruturada, sendo um dos poucos municípios brasileiros a avançar nessa questão.  
 
Ela lembrou que a partir do momento que foi implantado no município uma coordenadoria específica para cuidar dos assuntos relacionados à violência contra as mulheres, as ações, programas e projetos para a área passaram a ter prioridades e tratados como políticas públicas pelo prefeito.
 
Além de atender as mulheres vítimas de violência, a coordenadoria também contribui para a promoção da igualdade de gênero e pela melhoria das condições da qualidade de vida das mulheres da capital. “Hoje a coordenadoria atua de forma articulada com as outras secretarias, o que facilita em muito a nossa atuação”, disse. Recentemente, a prefeitura aderiu a campanha do Laço Branco, denominada “Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. que visa a redução do índice dos casos de agressões que sofrem as mulheres no município. A realização do curso de capacitação aos servidores nessa área, está entre as ações que prefeitura desenvolverá até dezembro.
 
Renata Sakai, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, adiantou que o funcionamento da rede de enfrentamento, como no caso de Porto Velho, é um dos avanços verificados a nível nacional. “O funcionamento da rede significa mais serviços à disposição das mulheres que necessitam de amparo do poder público para fugir da violência doméstica. E isso é um fator positivo”, disse.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS