H1N1 - Mesmo atingindo a meta Sesau alerta população para prazo de vacinação

H1N1 - Mesmo atingindo a meta Sesau alerta população para prazo de vacinação

H1N1 - Mesmo atingindo a meta Sesau alerta população para prazo de vacinação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia figura entre os 20 Estados brasileiros que atingiram a meta de vacinar pelo menos 80% das pessoas incluídas na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe H1N1, com 82,40% do público alvo vacinado contra a gripe H1N1, que são trabalhadores da saúde, população indígena, doentes crônicos de todas as idades, crianças menores de 5 anos, gestantes e adultos de 20 a 39 anos de idade.
 
A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, ao alertar a população rondoniense, mais uma vez, sobre o prazo da campanha que termina no próximo sábado (3). O foco principal nesta sexta etapa no Estado são crianças menores de 5 anos, gestantes, adultos de 30 a 39 anos e doentes crônicos abaixo de 60 anos.
 
De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Elba Miranda, de 8 de março, quando iniciou a campanha, até às 18 horas dessa quarta-feira (30), os 52 municípios do Estado haviam imunizado 639.314 pessoas, de um total de 715 previsto inicialmente. “Esta é a maior vacinação já ocorrida no mundo, superando os 67 milhões de imunizados contra a rubéola no Brasil em 2008”, disse a coordenadora, lembrando que o Brasil também foi o País que mais vacinou em termos de percentual da população total. “Foram imunizadas 43,5% de toda sua população, índice maior que países como, Estados Unidos (26%), México (24%), Suíça (17%), Argentina (13%), Cuba (10%), França (8%) e Alemanha (6%)”.
 
Elba Miranda explicou que o número de vacinados no Brasil é maior que a população total da Alemanha, que tem 82,1 milhões de habitantes. Por grupos, a vacinação em Rondônia ficou da seguinte maneira: trabalhadores da saúde (86,98%), população indígena (95,51%), doentes crônicos de todas as idades (83,52%), crianças menores de 5 anos (128,62%), adultos de 20 a 29 anos (85,51%), adultos de 30 a 39 anos (72,07%) e gestantes (76,36%).
 
Ainda segundo a coordenadora estadual, quando se avalia a cobertura vacinal em gestantes verifica-se que o índice alcançado está dentro do esperado, considerando que o público-alvo foi calculado com base na estimativa de nascimentos no SUS para todo o ano. “O cálculo do público-alvo inclui gestantes que deram à luz antes da vacinação, mulheres que vão engravidar após a vacinação e gestações que não chegaram ao fim”, revelou, completando que a cobertura vacinal entre crianças na faixa etária de 2 anos a menores de 5 anos, que constitui a 6ª e última etapa da estratégia de vacinação da H1N1, encontra-se em 47,26%. “Porém, o cálculo da cobertura real nesta faixa etária fica prejudicado uma vez que parte das crianças de 2 a 4 anos já foi vacinada na etapa de doentes crônicos. Pois estima-se que 35% dos doentes crônicos dessa faixa etária tenham de 2 a 4 anos. Além disso, como a cobertura entre crianças menores de 2 anos está em 128,62%, avalia-se que uma proporção de crianças com 2 anos completos já tenha sido vacinada naquela etapa”.
 

O secretário e a coordenadora estadual parabenizaram todas as pessoas envolvidas nesta ação que colocou Rondônia mais uma vez em destaque nacional com o índice de cobertura, conforme relatório divulgado no dia 17 de junho pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A extensão da vacina para o restante da população ainda não foi definida.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS