A Prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Juventude (CMPPJ), está preparando uma grande ação de prevenção de drogas. É o “Projeto Nós na Prevenção de Drogas nas Escolas Pela Cultura de Paz”, que será iniciado no próximo dia 16, na Escola Estadual Rio Branco, a partir das 16 horas. “O foco principal do projeto é a prevenção. Vamos atuar diretamente com os alunos através de temáticas de prevenção ao uso de drogas e às práticas de violência. Vamos formar multiplicadores nas escolas para dentro da realidade de cada escola, participarem ativamente do desenvolvimento saudável e sustentável das famílias e da sociedade”, explicou Samuel Pessoa (foto), coordenador da CMPPJ.
No dia do lançamento do projeto estarão presentes representantes das escolas atingidas e dos parceiros. O projeto vai alcançar mais de 60% das escolas municipais e estaduais, inclusive algumas dos Distritos. “O Prefeito Roberto Sobrinho sempre está preocupado com o futuro dos jovens do município e determinou que a CMPPJ mantivesse ações permanentes voltadas para a prevenção contra as drogas e violências e que estas ações fossem integradas a outras realizadas pelas secretarias municipais e até de outras instituições. Atendendo a esta visão do prefeito, este projeto buscou parcerias com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e diversas secretarias municipais e estaduais, fundações, conselhos municipais e estaduais, sindicatos entre outros parceiros”, apontou o coordenador.
Para a realização do projeto foram levados em conta, como medidas, os fatores de proteção e de risco do próprio indivíduo, sociais, familiares e escolares na vida dos jovens. O projeto tem duração de implantação de doze meses, e através da parceria com a Unir, que tem quatro mestres e estagiários vinculados ao projeto, serão realizadas durante este período várias avaliações metodológicas desenvolvidas pela Unir. Os resultados destas avaliações gerarão indicadores que serão divulgados pela Universidade, para serem aplicadas na continuidade deste projeto e em outros.
Para mais informações estão disponíveis os números, 3901-3009 e9983-1337.