Emater incentiva feira livre em Novo Horizonte

Comercializar seus produtos na região, ou até mesmo fora dela, tem sido um dos maiores entraves para o agricultor familiar. Embasadas, em sua maioria, na agricultura de subsistência, as pequenas propriedades não produzem em larga escala dificultando sua e

Emater incentiva feira livre em Novo Horizonte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Comercializar seus produtos na região, ou até mesmo fora dela, tem sido um dos maiores entraves para o agricultor familiar. Embasadas, em sua maioria, na agricultura de subsistência, as pequenas propriedades não produzem em larga escala dificultando sua entrada no mercado competitivo.
Frente a essa dificuldade e com o objetivo de incentivar o consumo local de produtos da agricultura familiar a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e a Prefeitura do Município de Novo Horizonte do Oeste, em parceria com os agricultores locais inauguram, nessa próxima sexta-feira (4), a primeira feira livre de Novo Horizonte. As feiras livres existem no País desde os tempos em que era colônia e, em muitos lugares ainda se caracterizam como o principal, quando não o único, local de comércio para a população. A falta de um local como esse, em Novo Horizonte do Oeste, faz com que seus habitantes desloquem-se até o município vizinho, Rolim de Moura, na busca de alimentos frescos e saudáveis. “Com a implantação da feira livre, isso não será mais necessário”, diz a extensionista social da Emater, Rosinei Lima Barreta, que está acompanhando a implantação da feira.
A princípio será um projeto experimental sob o acompanhamento da Emater e da secretaria Municipal de Ação Social, mas já são mais de vinte os agricultores cadastrados e aptos para comercializar seus produtos. A extensionista explica ainda que, nessas quatro semanas, os agricultores poderão sentir se tem condições de manter as barracas abastecidas com seus produtos e se a comunidade vai dar uma resposta positiva com a frequência e aceitação dos produtos comercializados. Além do acompanhamento por parte de sua equipe técnica, a Emater, neste primeiro momento, estará emprestando suas barracas para que cada agricultor possa acomodar seus produtos e expô-los à venda. Passadas essas quatro semanas, cada agricultor deverá providenciar o seu próprio material.
A feira livre funcionará todas as sextas-feiras, no espaço alternativo, nas proximidades do Estádio Municipal. Diferente da maioria esta funcionará no horário das 17 às 22 horas, o que a levou ser denominada como “Feira da Lua”. Além de permitir que as pessoas que trabalham durante o dia também possam fazer suas compras com tranqüilidade, o horário que se divide entre o final da tarde e o início da noite é um horário mais fresco, fator de grande importância para uma região quente como a Amazônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS