Coleta seletiva de lixo é um dos temas da Semana do Meio Ambiente em Porto Velho

Coleta seletiva de lixo é um dos temas da Semana do Meio Ambiente em Porto Velho

Coleta seletiva de lixo é um dos temas da Semana do Meio Ambiente em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com atividades como plantio de árvores, distribuição de material educativo e realização de pit stops em esquinas estratégicas da cidade, a Prefeitura de Porto Velho realizou nesta segunda-feira, 31, a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada simultaneamente com a semana nacional e a semana mundial. A solenidade de abertura, realizada na praça do Conjunto Santo Antônio, por volta das 8h, contou com a participação de alunos, professores e diretores das escolas Major Guapindaia, Antônio Ferreira da Silva, São Pedro e Maria Isaura.
 
Também participaram do evento os secretários municipais Agnaldo Ferreira, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Marinho Melo, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), servidores da Sema e o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Rondônia (Crea/RO), João Francisco dos Anjos.No logradouro foram plantadas mudas de diversas espécies de árvores colocadas lixeiras provisórias para o acondicionamento do lixo seletivo, sistema de coleta que será implantado pela Prefeitura de Porto Velho até o final deste ano. A medida implementada pelo prefeito Roberto Sobrinho, visa a coleta do lixo de forma separada para que o resíduo possa ser utilizado como fonte de renda.
 
Coleta seletiva
 
Já pensando na iniciativa que será coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a Sema trouxe como temática principal da Semana do Meio Ambiente coleta seletiva do lixo com o slogan “Porto Velho mais Limpa”. A programação encerra no próximo sábado, 05 de junho, data em que comemora-se em todo o planeta o “Dia do Meio Ambiente”.“Por ser uma novidade, precisamos trabalhar melhor a coleta de lixo junto à população. Por isso estamos a proveitando a programação da Semana do Meio Ambiente, para começarmos a chamar a atenção da comunidade. Com certeza é uma iniciativa que trará benefícios a todas, ou seja, tanto para a população como também para a cidade. Com esse sistema, cada bairro passará a ter dia e horário definido para a coleta do lixo. E será necessário que os moradores estejam informados da programação de seu bairro”, alertou o secretário Agnaldo Ferreira.
 
Novo sistema
 
A partir do momento em que for implantado a coleta seletiva, a população terá que acondicionar o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente lacrados que deverá ficar reservado dentro da residência. O lixo deverá ser levado para a lixeira somente no dia da coleta para evitar que seja mexido por pessoas e animais como cães e gatos, evitando transtorno aos moradores.
 
Com a coleta seletiva os resíduos sólidos passarão a ser recolhidos separadamente: lixo seco (inorgânico) e lixo molhado (orgânico). O lixo seco é o que pode ser reaproveitado como papel, papelão, metal, vidro, plástico, garrafa pet, tecido, madeira, isopor, entre outros. O secretário adiantou que a reciclagem desse material é uma alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil do aterro sanitário que será construído na cidade.
 
“Com essa alternativa, o reaproveitamento dos resíduos sólidos passa a ser uma fonte de renda. Mas para que isso efetivamente aconteça, a população precisa mudar de hábito, ampliando sua sensibilização ecológica e reduzindo o desperdício”, disse o secretário. Já entre o lixo orgânico, estão os restos de comida, cascas, alimentos estragados, papel higiênico, guardanapos, lenços de papel, absorvente, fraldas descartáveis, corte de grama e folhas, cinzas, restos de madeira, galhos e ossos. Apesar desse material não poder ser reciclados, ele pode servir de alternativa como adubo orgânico depois de ser tratado (compostagem).
 
Programação
 
Entre as atividades previstas na programação da Semana do Meio Ambiente, consta a de blitz ecológica com a realização de pit stops em vários pontos da cidade. A ação iniciou nesta segunda-feira no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Brasília e José Amador dos Reis com a Plácido de Castro. O pit stop tem duração aproximada de 01 hora. Funcionários da Sema aproveitam o sinal fechado para distribuírem panfletos educativos, sacos para o acondicionamento do lixo e a novidade, que é o adesivo “Motorista Limpo”. “Esse adesivo será entregue ao condutor que estiver com seu veículo limpo. Assim incentivamos os motoristas a manterem seus carros sempre limpos”, frisou Agnaldo Ferreira. Na terça-feira, o pit stop educativo será realizado na esquina das avenidas Rio Madeira com a Calama e na Rio Madeira com a Avenida Amazonas.
 
Na quinta-feira, 03, no período da manhã, haverá um pique-nique ecológico no Parque Ecológico da cidade. Pela parte da tarde, será feita uma caminhada pelas principais vias de Porto Velho. O encerramento da programação, no sábado, também será no Parque Ecológico com a realização de várias atividades educativas, ambientais, esportivas e lúdicas.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS