Cafeicultores de São Miguel participam de dia de campo em unidade da Embrapa

Ação faz parte da agenda do projeto de cafeicultura desenvolvido por Sebrae e parceiros na região

Cafeicultores de São Miguel participam de dia de campo em unidade da Embrapa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Ação faz parte da agenda do projeto de cafeicultura desenvolvido por Sebrae e parceiros na região

Um grupo de 23 cafeicultores do município de São Miguel do Guaporé, no Vale do Guaporé, em Rondônia, assistiu a palestras no campo experimental da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Ouro Preto do Oeste, na região central do Estado. Na ocasião, além de conhecerem fisicamente a estação, assistiram palestras sobre uma das principais culturas do campo brasileiro.

Entre eles, 15 participam ativamente do Projeto Cafeicultura Cacoal, mas todos assistiram a palestras esclarecedoras, além de conhecer na prática o potencial da cafeicultura rondoniense, explica Lucimar Antônio Lubiana Gonçalves, gestor do projeto de café do Sebrae/RO. A atividade ocorreu no último dia 13.
De acordo com Lucimar Gonçalves, os integrantes da delegação assistiram apresentações sobre sistemas de condução do cafeeiro, colheita, pós colheita e comercialização, com Gilvan de Oliveira Ferro, Bendito Alves e Mauro Sérgio Teodoro. Já o supervisor do campo experimental, João Maria Deocleciano, palestrou sobre sistemas de condução do cafeeiro, pragas e doenças.
Crescimento
A proposta do projeto é o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do café, fazendo com que os produtores tenham Acesso a informações que comprovam que o potencial produtivo das lavouras pode chegar a, aproximadamente, 80 sacas por hectare, conforme demonstrado pela unidade da Embrapa. “Os produtores podem puderam perceber que o fator fundamental para o aumento da produtividade das lavouras está diretamente ligado aos tratos culturais e manejo da lavoura”.
O técnico Sebrae/RO em Cacoal esclarece também que, para que se atingisse o objetivo da ação “foi indispensável o apoio de parceiros tanto institucionais como do projeto, como a prefeitura municipal e a Secretaria de Agricultura de São Miguel, além da Embrapa”.
Segundo Gonçalves, essa união de esforços fez com que o dia de campo fosse bastante produtivo, reconhecem Ângelo Fenali e Edson Alves de Freitas, respectivamente prefeito e secretário (Agricultura) de São Miguel do Guaporé. “Principalmente, porque as explicações foram dadas por técnicos altamente qualificados que de dispuseram para o grupo”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS