Cultura e comunicação regional, uma análise da informação - Por João Paulo Prudêncio

Cultura e comunicação regional, uma análise da informação contemporânea - Por João Paulo Prudêncio

Cultura e comunicação regional, uma análise da informação - Por João Paulo Prudêncio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Não é de hoje que sabemos a inconsistência da humanidade em termos e aspectos culturais. Qual cultura pode ser considerada melhor ou pior que outra? Alguns podem afirmar que a melhor é aquela que evoluiu. Por exemplo, a nossa carniceira e vingativa sociedade ocidental pode ser considerada um exemplo de sociedade evoluída, passeamos em nossos carros ultra-modernos, navegamos para lá e para cá de qualquer parte mundo em nossa gigantesca cadeia cibernética, somos virtuais, somos modernos, somos atuais. Então está definido! nossa sociedade evoluída é mais interessante e inteligente que á arcaica cultura oriental ou á cultura do povo mulçumano, ou á dos nossos escorraçados indígenas. Será?
 
Nunca paramos para nos perguntar qual o preço que tanta evolução nos cobra, e o pior nos cobra á troco de coisas fúteis, sem nenhum sentido espiritual ou ideológico, á evoluída sociedade ocidental oferece á todos que a integra apenas o físico, o carnal, o material. O índio comemora a colheita farta e agradece aos deuses, nós quanto mais ganhamos, mais gastamos, mais queremos e mais reclamamos. Os mulçumanos explodem em troca de uma entrega espiritual errado ou certo é a entrega dele pelo que ele acredita nós de tanto evoluídos que somos explodimos nossa cabeça com pavor de dividas ou de nunca ter o necessário para ser encaixado dentro de um sistema, explodimos todos os dias de manhã quando acordamos damos de cara com uma vida vazia e sem sentido, não sabemos nem em busca de que estamos correndo atrás, o mulçumano explode de tanta crença e ideologia, ele está cheio de sentimentos de ódio, amor e fé, nós pelo contrario explodimos por não termos nada dentro de nós, explodimos pelo nosso vazio que coroe nossa alma e nosso corpo e que nenhum grande objeto de evolução é capaz de suprir.
 
Alías, capacidade em nossa sociedade é algo totalmente diferente daquilo que realmente poderia ser observado. Pode ser considerado capaz um individuo que “tem”, ou o individuo que “é” ? Por que em nosso mundo globalizado são capazes aqueles que demonstram poder, riqueza e tantos outros valores físicos que a sociedade ocidental insiste em agregar. Muitas vezes á capacidade não está naquilo que você possui, e sim nos valores e vontades, nas fraquezas e na força que você demonstra. Um índio pode não ser considerado socialmente capaz por muitos “modernoides” ocidentais. Porém ele sabe o valor da terra que o alimenta e o mantem vivo, ele tem á vontade de fazer o possível para proteger e preservar o seu bem mais importante que é a sua terra, ele tem a fraqueza de saber se esconder de um animal selvagem de forma inteligente pois sabe que naquele momento é mais fraco, e da mesma maneira tem á força de caçar, pescar, e comemorar com festa o sucesso de suas virtudes.
 
Nessas horas eu sempre me lembro do “saudoso” Sócrates (O filosofo, não o jogador) que falava que sempre vai haver tempo para o conhecimento, porém o tempo para se conhecer suas virtudes é muito curto. O sempre dinâmico e sagaz mundo moderno não te dá tempo para coisas idiotas como virtude. Para que virtude se você pode dormir tranqüilo com a alma podre e o bolso cheio?
 
Estamos cheio de conectividade, internet, celulares, TV digital e todos os meios de comunicação possíveis e imagináveis. Porém dentro de toda essa moderna e vasta “parafernália comunicacional” que á nossa cultura oferece, estamos cada vez mais isolados dentro de nós mesmos. Podemos estar conectados com mundo através de skype e msn, porém, nós ocidentais modernos não estamos conectados como seres humanos, hoje em dia á comunicação passou á ser algo mais virtual do que físico, não interagimos como sociedade, interagimos como negociadores. Esse é o retrato do típico humano moderno, muita comunicação como “mundo” e pouca aproximação com o homem.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS