N
o início da tarde desta quarta-feira (17), moradores e comerciante da Jaci e Mutum-Paraná que estão acampados desde o último dia 15 de Março, no KM 163 da BR-364, sentido Rio Branco (AC), informaram ao jornal eletrônico Rondoniaovivo.com que uma reunião será realizada no final desta tarde no canteiro de obras da usina de Jirau, com a diretoria do empreendimento. Segundo os acampados, a diretoria exigiu na primeira negociação que apenas cinco pessoas que estão realizando o movimento podem participar da reunião.
A Polícia Rodoviária Federal compareceu ao local e verificou toda a situação, sendo informada pelos próprios manifestantes que o movimento não traz qualquer tipo de protesto radical. “Somente queremos conversar com responsáveis pela demarcação e fiscalização desde projeto”, disse Raimundo Álvaro, um dos líderes.
Ainda nesta tarde, o clima ficou hostil entre as parte, pois a falta de comunicação fez com que muitos ficassem irritados com o posicionamento do consórcio. Por volta das 14h00 a notícia de que apenas cinco pessoas do movimento serão levadas até o canteiro de obras de Jirau, acalmou todos no acampamento.