Acredite: prefeitura diz que Porto Velho não tem nem um caso de dengue
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Piada sem graça
O Ministério Público de Rondônia convocou uma coletiva para a próxima terça-feira, 2, para falar sobre a operação “guerra contra a dengue”. O interessante é que no release enviado (e publicado), eles dizem, baseados em informações da secretaria municipal de Saúde, que nenhum caso de dengue foi registrado na Capital. Isso mesmo, caro leitor que está com dengue ou já teve. A prefeitura disse que por aqui não foi registrado nenhum caso. A conclusão que eu chego é: ou o pessoal da prefeitura é extremamente incompetente e não consegue diagnosticar a doença ou estão curtindo com a cara da população.
Lotação
Todos os postos de saúde, policlínicas, hospitais particulares e até as rezadeiras estão lotados de pacientes com a sintomatologia da doença. O fato do município ser incapaz de executar a sorologia que confirma o diagnóstico, não quer dizer que a doença não exista. Se em Rondônia foram registrados 627 casos, apenas a região da grande Porto Velho deve ter registrado a mesma quantidade ou mais. Esse tipo de cinismo técnico é a atitude mais mesquinha que se pode tomar. A prefeitura, ao invés de falar que a dengue não existe na Capital, deveria fazer uma campanha de conscientização, e não ficar torrando milhares de reais mostrando uma pseudo reforma que será feita na Estrada de Ferro.
Medidas
O Ministério Público, ao invés de convocar coletiva, deveria intimar o secretário de saúde do município, Williames Pimentel e o próprio prefeiton para darem explicações sobre essa piada de mau gosto. Deveria ainda averiguar os gastos com publicidade desnecessária. Só para lembrar ao MP, a prefeitura alegou que havia uma necessidade emergencial para prorrogar o contrato de publicidade com a Agência Norte. A emergência era mostrar a pseudo-reforma da EFMM? Além do mais, os recursos para pagamento dessa farra publicitária são oriundos da educação e saúde.
Ainda dengue
Várias prefeituras pelo Brasil adotaram um regime de tolerância zero com proprietários de terrenos baldios ou de casas que não seguem alguns padrões básicos de higiene, aplicam pesadas multas. Em Belo Horizonte, a prefeitura multa qualquer proprietário de imóvel onde sejam encontrados focos de dengue. Mas, como por aqui a prefeitura diz que a doença não existe, então multa para quê, né mesmo?
Pulo do gato
Falando em Roberto Sobrinho, ele ainda não desistiu de ser o candidato a governo pelo PT. Cresce junto a companheirada um rumor que o prefeito encomendou uma pesquisa para consumo interno, onde ele aparecia bem melhor colocado que o deputado federal Eduardo Valverde, pré-candidato anunciado pela turma da estrelinha. A tal sondagem indicaria ainda que Valverde não decola. De posse desses números, Roberto vai tentar dar a volta em Eduardo e se colocar, mais uma vez, como o candidato petista.
À francesa
Ele não saiu à francesa porque não foi e tampouco enviou representante para a festa de posse de Eduardo Valverde como presidente do PT no Estado. Estou falando, claro, do prefeito Roberto Sobrinho. A insistência dele em ser o candidato do partido ao governo, criou um racha entre os coleguinhas e isso vem gerando um enorme desgaste dentro da legenda. O clima está ruim.
Mão grande
O Rondoniaovivo.com se firmou como uma das principais fontes de notícias e imagens do Estado. Nossos jornalistas sempre chegam minutos após os fatos mais importantes e ás vezes, como foi o caso do conflito em Extrema, estamos lá, na mesma hora. Fatos como esse, vem garantindo a nossa liderança. Mas uma atitude no mínimo deselegante, está se tornando rotineira, principalmente pelos chamados “grandes jornais”, como Diário da Amazônia e Estadão do Norte. Eles pegam as imagens do Rondoniaovivo e publicam nas matérias sem dar o devido crédito.
Cara dura
O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira, quando um agente penitenciário foi assassinado. Nosso repórter Luiz Júnior estava na Central de Polícia, por volta de meia-noite, cobrindo a chegada dos acusados e os fotografou. Os jornais Diário da Amazônia e Estadão do Norte pegaram a foto e estamparam em suas edições colocando o crédito como “divulgação”. Não foi. A imagem é exclusiva do Rondoniaovivo. A direção do jornal eletrônico tomou uma decisão. Cada vez que uma imagem for utilizada sem autorização, será enviado ao veículo/órgão, uma fatura de valor correspondente a valores de mercado.
O convênio
Desde o dia 19 deste mês que está valendo um convênio, assinado ainda em dezembro do ano passado, entre a prefeitura e a Companhia de Trânsito da Polícia Militar. Apesar dos esforços da PM, que disponibilizou 119 policiais, o trânsito na Capital continua um caos. Alguns leitores enviaram e-mail reclamando que não vêem policiais nas ruas, “até agora não vi uma motocicleta da policia e nem os policiais de transito nas ruas, multando e tentando coibir os abusos dos monstros do asfalto, pois até hoje esses malandros estacionam o veiculo em mão dupla e vão embora podendo ocasionar acidentes ao desviar desses veiculos”, disse um leitor. Outro reclamou dos estacionamentos irregulares, “os motoristas estacionam nas esquinas, atrapalhando a visibilidade na hora de cruzar uma pista. A gente tem que botar o carro no meio da rua”. O terceiro disse, “a prefeitura tinha que fiscalizar com vontade, tolerância zero com os barbeiros e folgados, mas essa secretariazinha parece que tem medo”. Está dado o recado.
Contatos
Para mandar sugestões, criticar, reclamar basta entrar em contato pelo e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701.
Cinema
O documentarista Carlos Levy, que é um dos idealizadores do FestCine Amazônia está com um novo empreendimento cultural, trata-se do Festival de Cinema Curtamazônia, que já tem até site – www.curtamazonia.com – para saber mais sobre o evento, você pode entrar no site que tem algumas informações, ou ainda entrar em contato com Levy, pelo 3224-7077.
Bancos
Que o sistema bancário é pessimo e atende mal os clientes não é nenhuma novidade, mas hoje na fila do Banco Bradesco percebi uma coisa, os que têm atendimento preferencial, como idosos, gestantes e mulheres com bebês de colo são hostilizados por culpa do próprio banco. Vou explicar. Um cliente fica em média, 30 a 40 minutos naquela fila imensa. Um caixa fica disponível para o atendimento preferencial. Mas, quando chega a hora do caixa dar uma parada, o atendimento fica desfalcado. Como os preferenciais serão atendidos, os que estão na fila ficam irritados. Os bancos já atendem com poucos caixas (o Bradesco da Pinheiro Machado tem apenas três, sendo um para os preferenciais). Eles deveriam criar um sistema de rodízio, se um funcionário sai, o outro substitui. E o que mais irrita é ver aquele monte de gerente fazendo nada ao invés de dar essa cobertura.
Twittando
Você encontra o Painel Político também. www.twitter.com/painelpolitico - siga-nos. Lá você sabe quem são os convidados do programa e novidades da coluna. Lá pelo Twitter você encontra ainda Expedito Júnior (www.twitter.com/expedito_junior ) – o senador Valdir Raupp (www.twitter.com/svraupp) e até o piloto Rubens Barrichello (http://www.twitter.com/rubarrichello).
Falando em Twitter
Um novo estudo da RJMetrics revelou que Twitter terminou 2009 com 75 milhões de usuários, o que significa que foram criadas uma média de 6,2 milhões de contas mensalmente. O número é real, mas isto não significa que tenha 75 milhões de pessoas utilizando Twitter diariamente. Segundo revelou o estudo, 40% das pessoas nunca enviou um tweet, 80% desses usuários envia menos de 10 tweets ao mês e 25% não tem nenhum seguidor
Em todo Estado
O Jornal Folha de Rondônia é quem tem a maior circulação e chega em praticamente todos os municípios. O periódico é parceiro do programa Painel Político e da coluna. O jornal também está on-line, www.folhaderondonia.com.br
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!