MP expede recomendação aos municípios de Vilhena e Chupinguaia sobre uso do FMDCA

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação ao prefeito de Chupinguaia, ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vilhena e às Secretarias Municipais de Assistência Social de ambos os municípios, com o objetivo de garantir a correta u

MP expede recomendação aos municípios de Vilhena e Chupinguaia sobre uso do FMDCA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação ao prefeito de Chupinguaia, ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vilhena e às Secretarias Municipais de Assistência Social de ambos os municípios, com o objetivo de garantir a correta utilização de recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), bem como a obrigatoriedade da criação de conta especial para o fundo e CNPJ específico, diferentes dos órgãos a que as entidades estejam atreladas.

Entre outras medidas, a Promotora de Justiça Yara Travalon, recomendou que seja providenciada a inscrição do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente dos dois municípios, junto ao CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, de acordo com Instrução Normativa nº 82/97 da Receita Federal, bem como seja providenciada a abertura de conta bancária especifica para os depósitos dos recursos destinados ao FMDCA, de todas as suas fontes de captação, não devendo de forma alguma o fundo ter a mesma conta e o mesmo CNPJ do órgão a que esteja vinculado.

Caberá ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente cobrar e fiscalizar a adoção das providências recomendadas. Outra recomendação da Promotora é de que o Conselho dos municípios se encarreguem da gestão do Fundo em cooperação técnica com órgão do município a que esteja atrelado, ao qual compete a liberação dos valores, cabendo ao Conselho a elaboração, formulação e o controle do cumprimento das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente do município, no sentido de definir a utilização dos recursos do Fundo, por meio da elaboração do Plano de Aplicação, conforme artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ainda de acordo com o documento expedido pela Promotora, os recursos do Fundo não poderão ter destinação e aplicação sem a deliberação política e técnica do conselho.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS